Palestras
 
InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha
Registrar-se
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Fórum
Chat
Últimos assuntos
» Ajuda Mútua - Uma forma simples de ganhar dinheiro
Ter Maio 22, 2012 2:12 am por Fog

» Os girassóis e nós.
Ter Jan 10, 2012 6:32 am por carine

» Missa Canção Nova 20/111/2010
Seg Nov 22, 2010 2:51 pm por regina

» Não Percam hoje Padre Fábio no programa Todo seu
Sex Nov 19, 2010 2:51 pm por regina

» NOVO LIVRO DE PADRE FABIO!
Qui Nov 18, 2010 3:46 pm por regina

» Programas de 2010
Sab Nov 13, 2010 12:33 pm por regina

» DVD ILUMINAR
Sex Nov 12, 2010 1:27 am por regina

» Show Padre Fábio em Ilhéus dia 05/11/2010
Dom Nov 07, 2010 4:48 pm por regina

» Show em Aparecida 10/2010
Sex Out 15, 2010 12:23 am por regina

Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Patrocinadores
Musica

marcas do eterno - Fabio de Melo

Compartilhe | 
 

 A VIDA SOB O FOCO DO PRAZER

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
regina
Admin
avatar

Mensagens : 981
Data de inscrição : 04/08/2008

MensagemAssunto: A VIDA SOB O FOCO DO PRAZER   Qua Set 17, 2008 10:41 pm

A VIDA SOB O FOCO DO PRAZER


Uma das principais características do mundo contemporâneo é a busca do prazer. As pessoas não são mais afeitas aos sacrifícios do passado, às demoras de outros tempos. O tempo de demoras já se foi.
Comida rápida, serviços rápidos, porque a vida não pode nos esperar. Falaremos mais detalhadamente sobre isso mais à frente.
Os programas de televisão anunciam, o tempo todo, as novidades do mercado. Aparelhos que prometem emagrecer os gordos sem que eles saiam do sofá. Injeções milagrosas que fazem crescer músculos em corpos magros. Cirurgias que retiram as gorduras. Enfim, uma infinidade de promessas mágicas.
A literatura das bancas também se ocupa desses milagres. Livros que prometem receitas de felicidade, mesmo que os autores andem sempre mal-humorados.
Neste mundo de tantas pressas, não há espaço reservado para o discurso que exige calma e tranqüilidade para ser entendido. Celebridades sem nenhuma opinião formada aparecem nas telas em rede nacional para repetir seus discursos tolos sobre questões tão sérias. Gente que posa nua nas revistas e se tornam referência para nossos filhos. Um povo precisa de cultura, informação e entretenimento de qualidade. Um povo que passa a gostar do tosco, porque só isso lhe é oferecido.
Cantores que nunca aprendem a cantar repetem, no programa de grande audiência, versinhos que ferem a inteligência e o bom gosto de uma nação que não sabe mudar de canal. Enquanto isso, nossos reais valores, compositores de altíssimo nível, cantores e cantoras de excelente nível técnico e artístico se tornam atração para poucos, porque a grande massa nem sabe que eles existem.
Este é o paralelo entre desejo e prazer. O desejo é mais profundo que o prazer. Ele precisa de tempo para ser despertado e vivido. O prazer não. É produto rápido. É igual carboidrato de absorção rápida, que não leva tempo para ser assimilado pelo organismo. Desejo é alimento integral, demora para fazer a digestão, e por isso alimenta por mais tempo.
O prazer é poço sem fundo. É circulo vicioso. O desejo, ao contrário, cria permanência, porque acalma.Ele movimenta para novas buscas, mas não desorienta.
É muito comum encontrar entre alunos que se preparam para o vestibular os resumos das obras que serão abordadas nas provas de literatura. Para que ler a obra completa se podemos ler só o resumo? Essa é a pergunta prática que geralmente é formulada por quem ainda não sabe desejar. Literatura, antes de combinar com prazer, combina com desejo. Prazer é conseqüência do desejo que vem antes.
O desejo é mais profundo, pertence ao mundo dos significados, das realidades que são definitivas. O prazer é mais raso, transitório, e por isso é tão pouco realizador.
O bom é conjugar os dois. Desejo e prazer.
O desejo mantém dinâmica da conquista,É o desejo de ir sempre além, de não perder o fio da vida, o visgo, o significado.
Prazeres temporários não podem ser definitivos para nós. Se eles passaram, é necessário prender-se no desejo. O importante é que a gente não coloque os prazeres acima dos desejos.
Corpos perfeitos despertam prazeres, mas nem sempre despertam desejos. O desejo é o que nos faz respeitar a sacralidade que há no outro. O prazer é um impulso rápido. Já o desejo é um impulso de demoras. É feito de vagarezas.
Cada vez que identificamos nossa incapacidade de manter acesa a chama dos nossos desejos, e percebemos que somos afeitos à manutenção de prazeres transitórios, revela-se diante de nossos olhos a oportunidade de romper com mais essa forma de seqüestro da subjetividade, tão comum nos nossos dias.
A mentalidade que apregoa a vida fácil, sem esforços, é instrumento de manutenção social de pessoas apáticas sem poder de transformação. Há uma constante socialização da idéia que o sacrifício não deve mais fazer parte da vida humana, e que a felicidade consiste em suprimir qualquer realidade que possa nos desinstalar ou provocar sofrimento. Vida sem sacrifício é vida anestesiada, irreal, fortemente marcada pelas estruturas romanceadas dos contos de fadas e pela visão mágica da realidade. Estamos diante das conseqüências do “mito do amor romântico”.

Obra: Quem me roubou de mim? O seqüestro da subjetividade e o desafio de ser pessoa
Autor: Fábio de Melo
Editora: Canção Nova
Pág.97-102
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://padrefabiodemelo.forumbrasil.net
 
A VIDA SOB O FOCO DO PRAZER
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Qual o motivo de haver pessoas que sentem prazer em tirar a vida de seu semelhante?????
» Vida Eterna citada no velho e no novo
» Os processos na vida dos crentes
» A Palavra de Deus o sopro de vida
» Foco e Diretriz

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Padre Fábio de Melo :: Forum :: Geral :: Livros-
Ir para:  

marcas do eterno - Fabio de MeloCriar um fórum | © phpBB | Fórum grátis de ajuda | Assinalar uma queixa | Criar seu próprio blog grátis