O MITO E SUAS SUGESTÕES
Antes de tratarmos especificamente do mito do amor romântico, achamos por bem salientar o significado das elaborações mitológicas nas culturas.
A vida é o acontecimento de toda hora.
No desejo de compreender, o ser humano faz perguntas. Somos seres naturalmente filosóficos.Nosso desenvolvimento cognitivo , isto é, nossa capacidade de raciocínio, passa por um processo de amadurecimento biológico.
É por isso que, no início de nossa vida escolar, os aprendizados seguem regras que consideram nossa maturidade cerebral.
Recordo-me que, quando era criança, sempre que trovejava eu ouvia minha mãe dizendo que o trovão era a manifestação da braveza de Deus com algumas pessoas do mundo. Deus estava bravo, mas não era comigo. Era com outras pessoas. Dar nome ao medo é, de alguma forma, começar a vence-lo. Os mitos nascem assim.
Com o tempo, depois que aprendi que trovões são fenômenos naturais, causados por descargas elétricas, aquela explicação mitológica deixou de ter valor para mim.
Símbolos são testemunhas históricas. Por meio deles podemos fazer a leitura dos pensamentos que prevaleceram ao longo do tempo, pois eles condensam um universo inesgotável de informação.
Mitos e símbolos são dois caminhos que se encontram constantemente. Eles se complementam e se transformam mutuamente.
Podemos dizer que muitos mitos são tão sedutores que podem ser comparados às catedrais. Um deles é o mito do amor romântico.
Obra: Quem me roubou de mim? O seqüestro da subjetividade o desafio de ser pessoa
Autor: Fábio de Melo
Editora: Canção Nova
Páginas:102-106