Mercado de artistas católicos cresce no rastro do fenômeno padre Fábio
Julio Biar
Se o Papa é pop, a música católica embala cada vez mais consumidores, não importando sua fé. Na cola do sucesso de padre Fábio, artistas religiosos vão do rocka axé-music. Cantoras como Celina Borges e Adriana são veneradas e já ganham até o público internacional.
O fenômeno padre Fábio de Melo não pára de crescer. Depois de vender mais de 600 mil cópias do recente CD, 'vida'- seus 11 discos ultrapassaram 1,2 milhões de cópias- e gravar, seu primeiro DVD,' EU e o Tempo',em um canecão lotado de fiéis, em janeiro, ele chegará ao horário nobre da casa de shows.Para o lançamento do DVD, em abril, serão quatro apresentações, de quinta a domingo." Também" emplacamos a música ' Vida'na trilha sonora da próxima novela das sete, 'Caras e Bocas''', Antecipa o produtor Líber Gadelha, presidente da gravadora LGK Music "O que diferencia padre Fábio dos outros é seu discurso mais jovial. Não é revolucionário, mas fala a língua dos jovens. E canta" ,diz Líber Gadelha.
Padre Fábio dá fôlego novo a um filhão resgatado por padre Marcelo Rossi, que em 1998 vendeu impressionantes 3.328.468 Cópias de seu CD de estréia- marca ainda não superada . Foi aí que a música católica passou a ser vista ( ouvida?) com outros olhos ( ouvidos?). O gênero, iniciando nos anos 60com a Renovação católica carismática,chegava com força total à mídia secular, como é chamado o mercado não-religioso.
" Nosso público abrange também evangélicos e não-religiosos.Muita gente se cansou de músicas vazias,tem sede de Deus e buscam conteúdo", diz Rogério Feltrin, baterista da banda de rock Rosa de Saron, cujo último CD/DVD Acústico, tem participação do ator Rafael Almeida em uma das faixas e é sucessos entre os jovens." os católicos estão com mais conteúdo do que a música popular secular" , concorda Líber, que trabalhou com Zizi Possi e Luiz Melodia, entre outros. A qualidade das produções também chama atenção,músicos consagrados como Jorge Élder,Jurim Moreira e Julinho Teixeira tocaram no disco do padre Fábio.
A cantora Celina Borges é categoria: " Uma das minhas marca sé contratar profissionais qualificados, gente que já tocou com Djavan e Ana Carolina, por exemplo". Com 20 anos de carreira, sete CDs gravados ( 460 mil cópias vendidas), Celina, que participou do DVD de padre Fábio,já se apresentou nos Estados unidos, Portugal e Itália.
A mineira Adriana também prega a qualidade. " Nosso show é uma mistura de louvor, pregação e música bem feita", diz a cantora que lançou cinco CDs ( 400 mil cópias vendidas ). O céu dos católicos tem, cada vez mais, estrelas.
Ivete canta Axé Fenômeno da ‘axé-music católica’ com a música ‘Pó Para Com Pó’, Jacquelinne Michelly Santos da Silva, a Jake, tem 29 anos e, apesar do sotaque baiano, nasceu em São Paulo. É cantora católica desde os 13 anos e lançou seu primeiro CD, ‘Jake — Guerreira do Amor’, há dois anos. O sucesso só veio quando uma de suas apresentações foi parar no YouTube, onde já foi visto por mais de 500 mil pessoas. A consagração aconteceu no CarNatal, quando Ivete Sangalo convidou Jake para cantar a música que promete ser o sucesso do Carnaval baiano.
----------------------------------
Notícia extraída de:
O Dia Online
29/01/2009