|
| Programas 2007 | |
| | |
Autor | Mensagem |
---|
regina Admin
| Assunto: Re: Programas 2007 Seg Ago 25, 2008 12:58 am | |
| RESUMO DO PROGRAMA - 02/08/2007 Musica: "Casinha Branca"
Pe. Fabio iniciou o programa cantando a musica: "Casinha Branca"... e motivado pela simplicidade, o poeta ja dizia que simplicidade é querer uma coisa só, e que solucao pra vida é qdo temos a coragem de dizer: "eu queria o simplesmente"... é ser capaz de reconhecer o unico e necessario bem que nós pertencemos, geralmente quem quer mta coisa nao quer nada, geralmente quem diz que ama mtas pessoas nao ama ninguem, por isso o discurso da simplicidade é um caminho seguro, mtas vezes queremos mtas coisas e no ato de querer o mto acabamos nos despredendo de nos mesmos, pq querer mto é esquecer quem somos, eu sou a simplicidade, uma estrutura que depende de um unico querer, no momento que nos preocupamos daquilo que é unico, a vida segue com sabedoria, é o mesmo que querer escrever mil cartas ao mesmo tempo, vc nao tem condicoes de transcrever varias cartas, como nao e possivel percorrer mil quilometros se a gente nao der o primeiro passo, é tao facil dizer que a vida e complicada demais, a vida nao e complicada, a gente que complica no momento em que queremos mto, talvez hj o pior erro tenha sido querer cuidar de todos e acabou nao cuidando de ng, pq no momento em que a gente multiplica o nosso querer, a gente perde a capacidade de dividir, e as vezes o que a vida pede de nos é a simplicidade, nao tem mto o que fazer, o que buscar, e descobrimos isso no momento em que a morte encosta em nos, alguem esta morrendo perto de nos, ou a gente esta morrendo... ... que a gente descobre que aquilo que faziamos antes a gente ja nao pode mais fazer, nao temos mais forças pra fazer o que faziamos antes, qdo se é crianca chora-se de fome, ou de sede, é a vida simples acontecendo, e qdo vamos crescendo vamos multiplicando nossas necessidades e deixamos de reconhecer o que é importante agora, e ai precisamos descobrir uma forma sem esbarrar na morte, de todos os dias ser capaz da simplicidade que hj precisa viver, aprendendo isso hj pode-se corrigir a vida, o que é que vc precisa fazer hoje pra que se possa descobrir o valor de uma vida simples, simplicidade é querer uma coisa só, qdo alguem esta morrendo ao nosso lado a gente cancela a agenda da gente, deixa tudo de lado, nao há compromisso que nao possa ser cancelado, pq o essencial é estar ao lado de quem amamos, que esse aprendizado chegue a nos antes que pessoas precisem morrem pra nos conscientizarmos, sabedoria é estar ao lado, ser simples, e nao se perder em mtos quereres. Pe. Fabio leu uma carta de uma estudante de psicologia questionando que mtas pessoas passaram pela vida dela, e que percebe q mtas pessoas vem com algum problema, mas que sentimentalmente sente-se cansada, mas que nao consegue se afastar de sua rotina de ajudar aos outros... Pe. Fabio respondeu que os psicologos, padres, medicos sao vitimas disso, que qdo as pessoas se identificam com suas generosidades e disposicao de ajudar ao outro, tendem a procurar cada vez mais e qto mais publica é a vida de uma pessoa mais reduzida é a vida pessoal dela, qdo somos conhecidos demais, somos reconhecidos de menos na realidade, e a forma é, vc conseguir criar um espaço e pedir pra que as pessoas respeitem esse espaço, pra vc ser um bom profissional precisa ter uma boa relacao familiar, entre amigos... devemos estabelecer o limite, existem momentos que percebemos que o outro invadiu mais que poderia, ou vc reivindica o que é seu ou permite ser invadido, uma coisa e certa, o outro nos trata a partir de como deixamos ser tratados, o conflito vai embora qdo perdemos a pretensao que temos que resolver todos os problemas do mundo... por mais que se esforce não é possivel ter o controle de uma vida publica, e o problema é acabar se culpando por nao conseguir diagnosticar tudo, isso não pode acontecer... que vc nao se conflitue a ponto de se desanimar daquilo que vai fazer, pq Deus nos resgata mto atraves de uma boa psicologia aplicada. Padre que nao tem amigo é dificil ser padre, pq precisa de amigos pra ajudar a viver a opcao da vida sagrada. Pe. Fabio leu um email sobre a diferenca de idade... Pe. Fabio respondeu que nao existe problema ou impedimento, que a unica coisa que precisa pensar é se vc esta disposta a viver a diferenca, mtas vezes erramos na decisao que a gente toma pq so olhamos o agora, mas sera que o agora sera o suficiente pra eu ser feliz daqui 10 anos, existem decisoes que vao trazer consequencias mto serias na sua vida, uma coisa é escolher as ferias desse ano, agora vc escolher com quem vai se casar, a profissao que vc vai seguir, sao opcoes importantes que vc vai se esbarrar daqui algum tempo na sua vida... qdo descobrimos que algo é precioso pra nos, a gente traz pra vida da gente pq a gente sabe que vai repercutir pro resto da vida, a equação da vida gera felicidade, entao escolher a pessoa com quem vc vai se casar é um momento fundamental, é o pai dos seus filhos, a familia que vc vai ter, não é so o agora, e a equacao final e essa merece que seja avaliada e refletida com seus prós e contras.
Pe. Fabio falou sobre a nova academia que inaugurou em Taubaté, e que a nossa salvacao ela é em todos os aspectos, e cuidar do corpo é cuidar da alma, e cuidar da alma é cuidar do corpo, e enfatizou o qto é importante termos a disciplina de cuidar da gente... pq qdo conseguimos viver e manter a disciplina criamos dentro de nos condicoes de sermos disciplinados em outras coisas, "eu era um desastre ha um tempo atras e gracas a Deus na atividade fisica eu descobri mudancas na vida pessoal", a gente acha que tem mta coisa pra fazer e se esquece de nos, pe. Leo morreu trazendo esse recado pra todos nos: "cuide da sua saude, cuide de vc"... e é verdade o que nos falta é a disciplina e a atitude... e tenham uma certeza qdo alguem entrar envergonhado numa academia, seja um instrumento de Deus na vida daquela pessoa, pra que ela descubra a graca de viver de maneira saudavel. Falou de uma mulher que se queixa que o marido nao cortou o cordão umbilical com os pais... e explicou que mtas vezes por um excesso de zelo, os pais acabam nao deixando o filho viver sua vida, a mae nao perde o filho, ganha uma filha que é a nora, o desafio é estruturar o novo lar atribuindo responsabilidades proprias de cada um, o pai tem uma responsabilidade, a mae outra, é como o exemplo anterior, vida pessoal, vida publica... vida familiar e a nova vida de casado, qdo a gente se exercita em cuidar demais do outro, privamos esse outro do crescimento e mtas vezes pra gente crescer precisamos bater asas sozinho, o filho bem educado é o que soube fazer a transicao da familia pra nova familia pra que nao fiquem presos a vida inteira e possam constituir um lar... Recebeu uma ligacao... sobre sofrimento e fé... que as vezes nossa vida esta tudo tao certo e derrepente tudo muda, interessante como essa sabedoria cria dentro de nos uma postura que nos faz enxergar as coisas de maneira diferente, as vezes precisamos levar um susto pra se dar conta, mas isso é bonito demais, ter a capacidade de enxergar diferente, mtas vezes estamos acostumados com a luz, e a vida nao é apenas sol, a vida depende do por do sol, o susto, a possibilidade de perder alguem nos abre os olhos de dar condicoes de enxergar quem esta ao nosso lado... dp da tragedia da tam, a gente sabe o que é pousar, voar, e pensar que a vida e assim, um descuido e ja nao a temos mais, que isso nao os leve ao pessimismo, estamos sempre voando, rezem por nos, e que o governo tome as medidas necessarias pra que possamos viver melhor, riscos existem o tempo todo e na possibilidade do risco, de quase perder alguem é um por do sol que acontece, agradeca a Deus pela oportunidade, pq no momento que a gente pode morrer a gente pensa naquilo que deixou de fazer, qtas pessoas vc gostaria de ter amado e nao amou, deixou pra amanha e não deu tempo... se vc descobrisse q era o ultimo dia da sua vida o que vc faria... eu nao gostaria que a morte me encontrasse sem eu ter feito aquilo que eu queria ter feito, e nesse momento os nossos olhos veem o que antes a gente nao via... o sofrimento nos faz perceber o que a gente ama e quem a gente ama de verdade... eu nao perderia oportunidades, tenha essa coragem, se pergunte, o que vc faria se vc descobrisse q essa e a ultima semana, nao encare isso com pessimismo, eu tenho certeza que vc vai deixar de lado mta coisa que nao é importante, bobeiras que vc se preocupa, a gente descobre que o essencial é invisivel aos olhos, pq nao estamos acostumado a viver com o que é essencial, se hj fosse o ultimo dia a minha conduta e a sua seria diferente, sera q o evangelho nao e isso, mtas vezes reduzimos a um discurso moral, o evagelho é o impacto da vida de Deus a nós, pra nos dar qualidade no nosso jeito de viver, de olhar as pessoas... a ultima ceia de Jesus e isso, aquilo que os discipulos nao queriam que terminassem, pao, vinho, e o mais importante o que nos comemos é o significado que temos um pro outro, isso é eucaristia, o que entregamos ao outro é o que somos, qta eucaristia vc ja viveu com seu amigo, qta eucaristia é possivel qdo vc ta sentado com quem vc ama, dividindo sua vida, contando o que te alegra, qtas vezes vc sentiu algo tao bom e que nao gostaria q terminasse, pense nisso qtas vezes vcs se comungaram, foram Jesus um pro outro, qtas vezes aquele amigo lhe estendeu as mãos... ... esse é o valor de uma ultima ceia, de um homem e um Deus q ja morrendo, mas que gostaria de continuar vivo no momento que vc comunga o outro, o assumindo como gente, como pessoa e ai vc diz, TU NAO MORRERAS, mesmo que a vida te leves pra longe de mim, mesmo que jamais eu tenha a oportunidade de olhar nos seus olhos de novo, TU NAO MORRERAS, pq eu sentei contigo, eu escutei sua historia e comunguei contigo aquilo que tu és, pq um dia a vida nos fez encontrar... qdo a gente sai pra comer com aqueles que amamos, não é só pra matar a necessidade fisica, qdo saimos com aqueles que amamos é a fome da alma, o que nos faz ter vontade de sair de casa é o sabor do momento, que é mto mais que pão, vinho, é a vida que nós vivemos, que nós celebramos e nos faz ser gente, eu sou cristão, pq tem um Cristo dentro de mim, e ja não sei mais ser quem eu sou se ele nao for comigo, tenho mtos pecados, tenho mtas fragilidades, algumas tenho coragem de contar, outra nao tenho, algumas nao conto nem pra mim mesmo, mas uma certeza eu tenho, EU NAO DESISTO... eu nao desisto de estabelecer com Deus um pacto, o de ser Jesus de novo, que me empresta seu coração para que eu possa ter algo de novo a dizer as pessoas, que eu tenha a possibilidade de voltar aos lugares que eu preciso voltar, abrindo as portas que eu preciso abrir, visitando os lugares que eu preciso visitar... Deus abençõe a todos e que com certeza algum detalhe de Eucaristia aconteceu hj, pq qdo Deus esta entre nós fica mto mais facil celebrar a vida...!
FIM...!!! | |
| | | regina Admin
| Assunto: Re: Programas 2007 Seg Ago 25, 2008 1:01 am | |
| RESUMO DO PROGRAMA - 23/08/2007 Música: "Humano Demais"
Pe. Fabio começou o programa cantando a musica: "Humano Demais" e recordando que conversão é um processo de configuracao do nosso coracao ao coracao de Jesus, se fizermos um balanco de como anda nosso coracao é so prestarmos atencao se estamos semelhantes ao coracao de Jesus, é um desafio, e o cristinismo é o desafio de vivermos o processo de semelhanca, e continuar no tempo a historia de um Deus que sobrevive em nos, e que hj este desafio se estabeleca dentro de nos, cada vez que pensamos na nossa atitude, no nosso jeito de ser, de viver, de alguma maneira buscamos dar um passo nessa conversao tao necessaria...
Gloria Amaral... apresentou o projeto Dai-me Almas...
E pe. Fabio respondeu que ng nunca nos ensinou a fazer televisao, q descobriu um jeito de fazer Deus acontecer a partir daquilo que se sabe... pe. Fabio esta no programa a 2 anos e meio, e explicou que qdo comecou a dar continuidade ao trabalho do pe. Joaozinho, achou que nao tinha jeito pra levar o programa como era, mas q tinha um jeito proprio e foi se habituando ao programa, explicou q é mto feliz com o programa, pois ele chega a todo lugar, que como padre qdo uma palavra vai ate o coracao de uma pessoa, toda a igreja a entende... que competencia eu nao tenho sou limitado, agora eficacia é tudo aquilo que é humano misturado no que é divino.
Que fica mto feliz qdo escuta, pe. vc me ajudou a pensar diferente a minha vida, e vc ter a oportunidade de interferir na vida de alguem é mto bom, e que se sente mto responsavel a partir do momento q se expõe, pq o programa lhe mostrou como padre, antes era conhecido por um padre cantor, mas que com o programa Direcao Espiritual sentiu um vinculo mto forte, pq a palavra qdo ela é bem dita ela faz bem ao coração, é mto bom ouvir uma palavra que nos faça bem e fica feliz pela cancao nova ajuda-lo com isso, q ele é mto realizado e comprometido com a obra, que ele nao abre mao disso... Falou sobre a enorme grade da cancao nova, que tem programas pra todos os tipos de pessoas, para que todos se identifique,... nao basta assistir o programa, devem estar comprometidos a ajudar, por minimo que seja... Pe. Fabio falou que acha mto lindo o VT q diz: "q tudo só foi possivel pq vc contribuiu...", a parte bonita de fazer acontecer...
Contou a historia de Maria Cristina uma pessoa que esta presa na cama e supera os obstaculos com o programa direção Espiritual... pe. Fabio ja a visitou e disse que ela é uma pessoa que o marcou mto pela coragem de continuar a viver atraves dos problemas, e que em um momento ela sorriu e disse: "q ela da ordem em todos, q nao para" e que pensa mtas vezes antes de reclamar de algo, e chega a conclusao que o verdadeiro amor é o significado, que Cristina nao pdoe fazer nada, mas ela tem tudo q precisamos, e isso é amor... Recebeu uma ligacao de uma mulher que nao engravidou, que nao casou, nao constituiu familia... e pe. Fabio respondeu que nao errou, q uma coisa é fazer escolhas erradas na vida, e outra é nao conseguir por ter limites, por sermos humanos, nao devemos por erros em lugares que nao existem erros, mtas vezes nao sabemos lidar com os limites da nossa propria vida, tem uma linha de antropologia do limite, que diz que mta genese de infelicidade esta ligada a nossa incapacidade de assumir os nossos limites como pessoas, sempre nos projetamos em desejos que sabemos que nao vamos ter, qdo nos colocamos para projetar e alcancar metas que nao sao pra nos, gera uma frustracao em querer aquilo que nao podemos ter, mta coisa a gente luta e consegue, mas existem coisas que sao contrarias, a natureza é simples pq ela nao desperdica força querendo ser outra coisa "a rosa nao vira margarida"... mtas vezes somos infelizes por nao aceitar nossa condição, queremos projetar pra nos um papel que nao pertence ao nosso roteiro, e qdo nao alcancamos o que queriamos temos q ser mto honesto, mtas vezes nao alcancamos pq a gente quis o que nao deveriamos querer e deixamos de realizar pq nos desviamos de nos mesmo, respeite os teus limites, livra-nos da perfeição, podemos ser santos, perfeitos nao, o conceito de perfeição é grego e amófico, o grego considerava como perfeito aquilo que estava acabado, por isso nao podemos identificar perfeição com santidade, santidade é reconhecer limites e potencializar nossos limites, por isso este conceito de perfeição nao tem significado com a realidade, por isso mtas vezes nos perdemos pq projetamos uma vida que não é nossa, mas o cuidado que se precisa ter é consigo mesmo, ser honesto e identificar dentro de vc, seus limites e suas dificuldade, ou se prende aos seus limites e vai ser feliz a vida inteira, e assim descobrir um jeito bonito de gestar o mundo sem sair do seu ventre... ... por isso um jeito bonito de curar nossas angustias é parar de pensar em nos e pensar em quem esta ao nosso lado, ser gente da trabalho, é projeto de lapidação, tirar os excessos e deixar o que é essencial...!
Recebeu um email dizendo que é Cristão, mas que nao sente uma mudanca em sua vida atraves da religiao e que as vezes acha que Jesus é um personagem, pe. Fabio respondeu que religiao é mto mais que um discurso de alguem, q qdo vc para pra prestar atencao nos personagens famosos ao longo da historia, qdo a mitologia apresenta os grandes herois, que geralmente salvam a humanidade, a mitologia graga atraves de Deuses humanos, é tudo mto interessante, e uma sociedade nao sobrevive sobre seus mitos, e mito é uma figura admirada por todos que consegue provocar uma reviravolta no contexto das pessoas, o mito esta dentro da sociedade mas nao consegue mobilizar a cabeca e o coracao, é apenas uma admiração, por exemplo: "qdo morreu Airton Sena, nem o conhecia, mas chorou um mes, era como se tivesse tirado alguem de casa, uma figura querida, agora seja sincero o Airton Sena mudou sua vida? nao, uma nação toda parou pra ve-lo ser sepultado, é um mito criado, as esperancas de uma sociedade em cima de uma pessoa", admirar uma pessoa nao significa q ela tem o poder de mudar nossa vida, Jesus nao tem o poder de mudar nada no coracao daquelas pessoas pq é folclorico, olha a honestidade do menino de dizer que nao sente diferenca pela religiao, o Cristo ele nao pode ser apenas uma representacao folclorica de alguem que nos admiramos, é mto mais que isso e mtas vezes a religiao nao muda nossa vida, pq ela esta no mito, na admiracao, pq o poder do ressuscitado nao ta glamurizado, o que faz diferenca é o Cristo encarnado, qdo vc descobre que naquele momento que vc vai ser desonesto vc nao foi, pq o Cristo mexeu com vc... ... como a musica: "Amar como Jesus amou, sonhar como jesus sonhou, pensar como jesus pensou, viver como jesus viveu, sentir o que Jesus sentiu, sorrir como jesus sorria, e ao chegar ao fim do dia dormiria mto mais feliz...", eu nao apenas admiro Jesus, mas eu faço o q ele faz, eu vivo como ele viveu, missa nao acaba, missa so acaba pra quem nao é cristao, o sinal da cruz so indica que o padre nos despediu pra que a missa continue em nossa casa, no nosso emprego, na roda de amigos, vc é sacrario e viva desse Deus, onde quer q esteja ele esta dentro de vc e só assim nao caira no mundo das mitologias, o que adianta admirar algo que nao muda nada em sua vida, Jesus e o cristianismo é mto mais que isso, é a incorporacao da vida de Deus na vida humana, mistura que nao nos confunde, no momento que Deus se mistura em mim a minha humanidade nao fica confudida, Eucaristia é a vida de Deus comungando a vida humana e a vida humana a partir de Deus, admiração mora na cabeca, o coracao é metafora, o usamos como ponte daquilo que aprendemos sobre alguem e daquilo que vamos viver, a expressao de pilatos "eis a morte" é uma expressao carregada de significados por isso, pq ali Deus esta sendo mostrado, entao agora faça sua parte, faça um esforço pra ser ele novamente, pq tudo q é glamurizado corre o risco de estar longe de nos, o que é mais importante no meu trabalho de padre? é a evangelização que eu realizo, hj vc pode ter vivido o desafio de ter o Cristo dentro de vc, vc nao tem o direito de ir pra cama sem levar o sorriso de Jesus com vc, pra que amanha o sorriso dele esteja em vc, um pouquinho da palavra dele com vc, pra que amanha sua palavra seja menos grosseira, um pouquinho da atitude de Jesus no seu coração pra que amanha vc esteja melhor com aquele que vc encontrar, um pouquinho da honestidade dele faz diferenca no mundo...
Fim... Deus abencoe a todos!!! | |
| | | regina Admin
| Assunto: Re: Programas 2007 Seg Ago 25, 2008 1:04 am | |
| RESUMO DO PROGRAMA - 30/08/2007 Música: Contrários
Pe. Fabio começou o programa cantando a musica: "Contrarios" e que a vida é uma reuniao de coisas contrarias e que precisamos arrumar a cada dia a cada instante, e a felicidade é fruto de um acordo que fazemos com o tempo, sao todos momentos, acontecimentos registrados dentro de nos, situacoes mtas vezes contrarias, hj mesmo vc nao gostou de mtas situacoes, mas a vida esta ai e vc nao tem como modificar isso, e assim fazer a reciclagenm do dia de hj pra que vc nao durma com o peso do que nao deu certo, para cada tempo sua dor e sua alegria, para cada dia a sua preocupacao, por isso nao devemos levar pra cama as situacoes de hj e de amanha, pq temos q ter sabedoria de deixar o que passou e de inaugurar o que Deus nos preparou, a infelicidade é nao saber fazer acordo com o tempo, deixar os acontecimentos do passado serem materia prima da vida no presente, nao temos o direito de ficar parados na sala, a casa é enorme e nao temos o direito de dizer que o destino final é aquele, a gente para em acontecimentos ruins e acontecimentos mto bons, precisamos saber absorver tudo que é proprio daquele instante, se é pra sofrer a gente sofre pra que saia dali com td resolvido, se foi bom demais a mesma coisa, precisamos saber deixar passar... vc viveu uma situacao mto agradavel, viveu coisas preciosas e na hora de vir embora bate uma angustia, isso é o desejo de fixar o momento, mas se a gente fica perdemos a oportunidade de ver o q vai acontecer agora... ... Carlos Drumond dizia: "vamos de maos dadas a vida é este tempo presente, nao nos afastemos nunca, vamos juntos" o poeta tb ja dizia q quem descobre q o tempo passa descobre a beleza de um momento q nunca mais sera, saia da pressa descanse o seu tempo, a sua hora nos intervalos q valem a pena na vida, nao perca tempo querendo a vida q nao é sua, por isso a inveja é destrutivo, ela tira a pessoa da propriedade da propria vida e qdo invejamos o outro a gente perde a bonita oportunidade de descobrir o sabor da nossa vida, descobrir a graca de saber ser o q a gente é, com os contrarios que somos nos, a inveja faz a gente mudar, a gente sai da nossa casa e vai pra casa do outro, a gente fica de aluguel, alugando a alma do outro, por isso q a vida cristã é sempre um convite, toma posse daquilo que vc é, nao importa se existe limites, erros no passado, nao importa, importa o que podemos fazer a partir de agora, esse olhar novo de Deus todos os dias nos dando coragem, sabendo que erramos e mesmo assim ainda existe uma vida bonita a ser vivida, a vida que pode ser dividida, e descobrir que se ali ha superacao, nós tb podemos superar, se ali algo foi vencido eu tb posso vencer, colocar a alegria na mesa e descobrir que somos iguais, as dores existem, as alegrias existem, so moramos em lugares diferentes... Pe. Fabio leu uma carta de uma pessoa de Juiz de Fora que a partir do momento que viu o programa, aprendeu a olhar a vida de uma nova forma... Pe. Fabio agradeceu a carta, pq as palavras estao registradas na alma e qdo recordadas trazem novo efeito dentro de nós, e que o maior dom que devemos pedir a Deus é o de não nos perdermos de nós mesmos, é mto facil cair nas artimanhas das fragilidades do mundo, o pecado é um processo humano que fragiliza o que a gente é, a proposta de Jesus é voltar pra quem vc é, e Jesus esta sempre nos convidando a descobrir a vida em abundancia, um Deus que faz a experiencia de ser humano pra nos ensinar os passos pra uma humanidade mais feliz, busca do aperfeiçoamento das condicoes humanas e a santidade é para homens e mulheres, santidade é a luta contra o pecado, o pecado é uma estrutura que nos distancia, como o vicio, que mina a capacidade de decidir, uma vida desenfreada, sem valores é uma vida que nos priva dos outros, pq na verdade qdo perdemos valores ficamos pessoas pesadas, o momento que a mentira torna-se uma regra em nossa vida, é um peso, a verdade mtas vezes desagrada mas vc sabe que pode confiar, é mto melhor que as pessoas nao gostem de nós, que descobrirmos que fomos defamados por aquele que amamos, uma pessoa por exemplo que cai nas drogas ela se destroi e destroi quem esta ao seu lado... ... e o processo de Deus em nos é pra nos ajudar a romper as sequelas que a vida nos deixa, uma pessoa sequelada é uma pessoa com limites, mas há sequelas mto piores que fisicas, sao as psicologicas que alguem nos traiu, nos abandonou e que nao tivemos forças de compreender aquele momento e por causa de um trauma ficamos sequelados psicologicamente, o inconsciente é atuante na vida humana, e o mais bonito é que o processo de Deus é de ascender luzes e qdo temos clareza das nossas sequelas comecamos a cuidar delas, e se a isso chamamos de santidade, processo terapeutico nao importa, importa é o resultado que nos chegamos...
Pe. Fabio recebeu um email de uma pessoa evangelica que gosta mto do programa e pergunta como podemos falar de plenitude da revelação em Jesus... Pe. Fabio respondeu que qdo falamos em plenitude da revelação, nao significa que Deus nao tem mais nada a dizer a nos, todo o conteudo ja foi manifestado, mas nos ainda nao chegamos ao pleno conhecimento do conteudo, é como se tivesse recebido hj uma carta com mta informacao, vc ja leu toda a carta, mas ainda nao compreendeu todo o significado, entao a plenitude da carta ja esta em suas maos, entao vc tem um tempo de interpretacao pra entender o significado, e todo esse tempo é a igreja, a igreja é o historico, tempo é espirito e o espirito santo que nos revela, que mina a estrutura humana que é a nossa inteligencia, e conduz a igreja na compreensao dessa plenitude, entao vc tem um marco historico, e o tempo da igreja, da santidade, do conhecimento da plenitude, pq ainda podemos acreditar q o sagrado tera coisas novas a nos? pq ainda nao esgotamos o tempo da pplenitude... nao podemos dizer que vamos celebrar mais uma missa, é um equivoco, so aconteceu uma missa que foi aquela com Jesus, e foi tao grande o acontecimento que ele continua repercutindo, acontecendo nas igrejas por meio da salvacao... Pe. Fabio recebeu uma ligacao de uma pessoa que teve a perda de uma grande amiga, e queria um exclarecimento sobre o falecimento, que ele foi visita-la no dia, e pediram pra esperar pra visita-la, mas dp passou um tempo ele subiu pra ve-la, mas ela ja havia falecido, estavam tentando reanima-la... e pe. Fabio respondeu que mtas perguntas sao ferteis e inferteis, perguntas ferteis nos ajudam a conviver bem com o acontecimento, e perguntas inferteis sao perguntas que nao resolvem em nada, toda partida de uma pessoa querida sempre representara pra nos um momento dificil, nao estamos acostumados a perder, temos a ilusao de ter as pessoas pro resto da vida, nesse momento nao importa o pq tudo aconteceu, o que precisa agora é acalentar no coracao a noticia que sua amiga morreu, e que vc precisa refazer o seu mundo sem ela, o questionamento nao modifica a situacao, sendo o primeiro a saber vc tb precisa fazer o processo da cura, reconstruir essa informação tao dolorosa, ng morre de uma vez dentro de nós, qdo eu recebi a noticia da morte da minha irma, acordava em alguns momentos pensando que a "heloisa" esta morta, e naqueles momentos de dor, mtas perguntas inferteis estavam em meu coracao, uma serie de situações que nao podem ser modificadas mais, e comecei a organizar o luto dentro de mim, Freud diz que "todo processo de morte tem que gerar a organizacao do luto", e perguntas ferteis é saber o que pra pessoa q se foi era precioso, cuidar daquilo que o outro deixou, um jeito bonito de amar dp da morte é continuar fiel aquilo que ele amava, de vez em qdo dar uma ligada pra familia, fazer aquilo que eu sei q ele faria, comecar a descobrir que podemos fazer a vida ser mais bonita mesmo qdo tudo é tragico ao nosso redor, cuidando daquilo que eles cuidariam se estivesse aqui, nao se questione, seja o primeiro a orgarnizar o coracao, a buscar, fazer, honrar, a amar aqueles q a pessoa amava, um jeito bonito de responder a pergunta a vc mesmo. Uma carta a respeito de uma pessoa que tem o virus da Aids e pensa em se matar... Pe. Fabio respondeu que HIV nao é mais sentenca de morte, é uma questao de saude e de mudanca de atitude, fazendo da vida sexual uma verdadeira roleta russa, ter uma vida irresponsavel, sao mtas as formas de contagio, mas se vc ja esta consciente do virus no seu sangue, isso nao significa morte, hj e possivel ter um controle da imunidade, a aids é um virus que ataca o sistema imunologico, todos nos temos baixa imunidade, gente que dorme tarde, viaja, se alimenta mal, estoura ferida na boca no nariz, a famosa herpes que aparece sempre que o sistema imunologico estiver baixo, e hj grandes atletas que assumiram se cuidam e vivem uma vida saudavel, nao se preocupe com isso, tenha a coragem de assumir isso pra vc e pra sua familia pra que vc tenha um tratamento adequado pra nao passar o virus a outras pessoas e cuidar de vc...
Pe. Fabio leu um email falando do qto é dificil lutar e a importancia de não desistir... e respondeu que ao longo dessa semana tenhamos a graca de viver o evangelho por meio das nossas vidas, acreditando, tendo Fé e esperança, descobrindo que somos seguidores de Jesus.
FIM!!!! | |
| | | regina Admin
| Assunto: Re: Programas 2007 Seg Ago 25, 2008 1:07 am | |
| RESUMO DO PROGRAMA - 13/09/2007 Música: "Voltei Pra Perguntar"
Pe. Fabio começou o programa cantando a musica: "Voltei Pra Perguntar"... seja sempre assim na experiencia de passar pela vida do outro, nessa oportunidade bonita ter a oportunidade de voltar no tempo e descobrir ali onde vc poderia ter sido melhor, pe. Fabio esqueceu a letra da musica, mas nao esqueceu seu significado, e disse que a musica foi mto especial pra ele, com o coração cheio de amigos que conseguiu reencontrar e que testemunharam aquilo que Deus mudou na vida das pessoas atraves dele, e por isso essa musica é mto viva dentro dele, que ficar pensando na experiencia bonita que temos de descobrir o que esquecemos na vida do outro, o que do nosso coracao ficou no coracao de quem vc encontrou, aquilo que vc esqueceu no outro, ja que amar é se esquecer no outro, deixar um pouco de vc na vida do outro, deixar um pouco de vc por onde vc anda, olhando como se fosse o ultimo momento: "Se com vc nao consegui quem sabe assim eu possa recomecar, refazer, voltar no tempo" e descobrir um jeito bonito de consertar e fazer prosseguir, ter a oportunidade de dar qualidade na nossa passagem na vida do outro... ... vida cristã é uma eterna pascoa, na vida so recordamos do outro qdo ele nos fez algo mto bom, ou algo mto ruim, o resto é indiferente, mas a vida cristã é a pascoa, ponte, eu atravesso a ponte o tempo todo pra ajudar o outro, eu me levo o tempo todo pela vida e o tempo todo estou passando pelas pontes dos outros, o que de mim vai restar no coracao daquele que passou pela minha vida, essa experiencia bonita de pensar na qualidade do que nos deixamos, as vezes esquecemos no outro o que temos de pior, qdo nossa agressividade se torna expressao do nosso amor, no momento que vc amava mto vc deixou sua agressividade, pq agressividade é amor, mas por forca daquilo que é contrario dentro de nos agimos de forma agressiva e acabamos deixando no outro o que temos de pior, sendo que o que queriamos era deixar o melhor, seguir Jesus é analisar o tempo todo o que deixamos na vida do outro qdo passamos, isso traz qualidade pras relações, pense o que vc deixa qdo passa pela vida do outro, seja concreto, o que vc deixou hj na vida de quem vc passou? Qtas pessoas vc conversou, vc estabeleceu vinculo, como vc olhou, como vc falou, de que maneira vc falou, qual atitude vc tomou? conversão é isso, é vc modificar seu jeito de ser com os outros, a integridade do nosso coração...
Pe. Fabio comentou dos 20 anos do hallel de Franca e agradeceu pelo carinho de todos. Pe. Fabio leu um email sobre como reconhecer qdo Deus fala conosco... Pe. Fabio respondeu que Deus ilumina a nossa inconsciencia e tudo que passa pra consciencia deve ser trabalhada na humanidade, mtas vezes agimos de forma inconsciente, agimos de forma agressiva e o motivo é inconsciente, historias passadas que ficaram dentro de nos, e a terapia que fazemos é saber o mecanismo de pq agimos assim, descobrir ja é uma parte da solução, toda vez q sentimos nossa consciencia nos acusar, ela esta nos iluminando pra que tenhamos em maos aquilo que esta errado, que precisa ser diferente, e podemos dizer que Deus age a partir da nossa consciencia... Qdo temos um processo de consciencia que nos ajuda a entender o que precisa existir dentro de nós, ali temos a presenca de Deus, afinal Deus fala conosco por meio do nosso cotidiano, de pessoas que chegam ate nós, que traz da nossa inconsciencia para nossa consciencia, alguem abre nossos olhos pra que possamos entender, pela forca de um amigo, de alguem que nos ajuda, e a voz da consciencia que nos mostra o caminho certo é a voz de Deus, porem uma coisa é vc tomar consciencia dos seus atos, outra é vc se sentir culpado, arrependimento é de Deus, Culpa é do Diabo, a culpa é infertil, ela é um processso inconsciente de condenacao, a pessoa nao se perdoa, qtos adultos desorganizados afetivamente trazem a culpa consigo e essa culpa os amargura a vida toda, culpa é processo destrutivo e nao podemos dizer que Deus nos cuida de alguma coisa, Deus nos leva ao arrependimento, se eu me sinto culpado me amarguro e nao faço nada, mas se me sinto arrependido eu corro atras pra consertar, tanto que um dos grandes males que carregamos na vida é o sentimento de culpa, e isso pode nos fazer infeliz, diferente do arrependimento que nos leva pra frente para a solucao daquilo que nao deu certo, o arrependimento nos leva ao que é concreto, a vontade de mudar a situação. Um email de um menino que sofre pq os pais dao preferencia ao irmao mais velho e acha que seus pais nao gostam dele... Pe. Fabio respondeu que toda vez que nos comparamos a alguem cometemos uma injustica contra nos mesmos, toda comparacao gera tristeza, se tenho um cargo e estou comparando com o que o outro tem, estousendo injusto com o que eu alcancei, pq toda forma de comparacao é forma de comparar um sofrimento infertil, vc tem que descobrir a graca de ser o que vc é, sem comparacao, se vc se compara vc perde o rumo, perde o foco, e todos nos passamos por esse risco, nos comparar o tempo todo com os outros, vc tem que assumir aquilo que é seu independente do outro, pq qualquer forma de comparacao sera um sofrimento desnecessario, somos um campo a ser descoberto, somos uma propriedade a ser descoberta, é o mesmo que termos uma casa e nao dar tempo de cuidar do jardim, e o jardim do outro é impecavel, mas o jardim nao nasceu da noite pro dia, o vizinho precisou cuidar pra ficar daquele jeito... a inveja que nasce da comparacao é um jeito mto injusto e infantil que temos de viver a nossa vida, em vez de prestar atencao nas flores do jardim do vizinho, cuide do seu, as vezes perdemos um tempo precioso cuidando daquilo que é do outro e nos perdemos, nao fique querendo ser o outro, tenha consciencia que nada pode te impedir de buscar seu valor como pessoa, a sua riqueza como ser humano, admire o outro, mas nao queira ser o outro. Leu um email sobre confianca, que confiamos a medida que recebemos razoes pra confiar, é mto dificil inventar um sentimento dentro de nos, e a pergunta é se vc tem razoes pra nao confiar, ou se é vc que cria razoes de desconfianca, se vc confia ou nao e como fazer pra confiar isso nasce da sua experiencia com a pessoa, mas seja justa e vamos levando a vida adiante, e o amor nos garante fidelidade mesmo a distancia.
Os filhos nao querem ir na igreja, a adolescencia tem que saber lidar, estao na fase de querer o contrario, precisa ter mta paciencia pra que a exigencia nao torne um afastamento, temos que propor um valor e nao obrigar, propor que Deus faz bem e descobrir o valor de ter uma vida em Deus. Sabedoria pra lidar com as diferencas, ele ja nao é mais a crianca que era e nem o adulto, por isso a rebeldia, ele quer contestar que precisa de atencao, dialogo é fundamental nessa fase de transição.
Falou que teve um problema com o site, com o provedor pra que todo o site volte a funcionar com todo o conteudo. Um email de uma garota que terminou o namoro pq o rapaz quis entrar no seminario e que ficou mto decepcionada... Pe. Fabio falou que a briga é cruel, brigar com todos os santos, mas dp arrumou outro namorado que tb nao estava dando certo, falou que nao apoia mtas coisas, mas que o outro é mto diferente dela... Pe. Fabio respondeu que qdo somos mto diferentes precisamos descobrir o que nos une, se aquilo que nos une é superior ao que nos é diferente, siga em frente, mas se for totalmente diferente nao adianta, precisamos ter vinculos que possam nos unir, precisa cair por terra o amor romantico, o cavalo branco, o amor ideal, isso nao existe, e a infelicidade de outro é esperar pelo ideal, existe a pessoa certa, ela tem defeitos, é diferente de vc... é como se vc convida um amigo pra jantar, um so come comida italiana e outra japonesa, nao tem como, quem nao gosta é um crime, tem que abrir uma exceção, é como amizade se nao temos ponto em comum por mais diferentes que somos fica dificil estabelecer, milagre é a intervencao de Deus naquilo que é humano, que luta pra chegar la... Ja viu novena pra emagrecer? eu ja! Reza correndo, a novena é feito correndo, ai vc emagrece vai queimando toda a gordura localizada, sem esforço nao chegamos a lugar nenhum, e essa historia de relacionamento é esforco o tempo todo, vc sabe o que tem que fazer pra aturar esse marido, pra aturar esse amigo, vc sabe que ele tem valor pra vc, vc nao vai jogar fora, mas pq vc ama, vc é capaz de passar por cima de uma serie de coisas pelo valor que ela tem pra vc, os caminhos podem ser diferentes, mas o destino é o mesmo, é isso que faz com que tenhamos a mesma perspectiva, irmos por caminhos diferentes mas o destino é o mesmo, mesmo com diferencas... é isso que faz com que possamos dialogar com evangelicos, com pessoas que pensam diferentes de nos, portanto só invista num relacionamento se vc descobre que tem pontos em comum mesmo nas diferencas... Recebeu uma ligacao de uma mãe desesperada que tem sua filha internada... E pe. Fabio respondeu que estao no caminho certo, investigando o que esta adoecendo a menina, porem o que precisa nesse momento é a persistencia de conitnuar buscando chegar ao diagnostico, dp que fecha o diagnostico acaba a ansiedade, entao nao se desespere, vamos agradecer por aquilo que nao é, mtas vezes na vida somos injustos, estamos desesperados mas temos mil e uma razoes pra nao estarmos mais, fomos eliminando uma serie de doencas que seriam fatais, e no momento que nao sabemos o que temos, nao podemos perder a paz, sabemos que somos vitimas de mtas doencas psicossomaticas, provocados pela mente, pela angustia, pela depressao, manifesta-se no corpo mas nao tem uma razao fisica, é o psicologico sofrendo e se manifestando no corpo e nesse processo de somatizar acabam nao encontrando a descoberta daquilo que esta fazendo mal, conte com as nossas oracoes, nesse momento todos se unem a rezar pela garota.
Contou um testemunho de uma moca de petropolis que estava decidida matar o marido e dp se suicidar, ja havia comprado arma e munição e ja estava programando o dia de cometer esse absurdo, e casualmente ela caiu no programa Direção Espiritual e se prendeu a uma frase que no momento dizia: Se mta gente desistiu de vc se vc ja desistiu das pessoas quem sabe nao esteja na hora de pensar que Deus nao desistiu de vc, e se vc acreditar nisso vc volta a acreditar nas pessoas, e naquele momento chorou mto, jogou pra fora toda aquela ansiedade e junto aquela tentacao de cometer um crime, e gracas a Deus, ele atua na vida de mtas pessoas atraves de uma frase.
Leu um email sobre uma pessoa de fora, falando sobre o seu relacionamento com sua filha adolescente e agradeceu a frase: "Se vc tem sido um pai durao tera um filho orfao no dia que ele precisar de misericordia"... Pe. Fabio respondeu que vc como educador sabe mto bem que tem dias que seu filho precisa de um pai amoroso e um pai duro, nao pode se classificar apenas de um jeito... Falou que é assim que se exercita um jeito certo de passar pela vida do outro, nunca agimos da mesma forma, a momentos na nossa vida que erramos no jeito de ser com o outro, me excedi, falei de um jeito que nao deveria ter falado, sempre buscamos uma medida exata pra nao sermos demais nem de menos, as vezes em nome do amor a gente descuida ou cuida demais, a vida requer que estejamos sempre no ponto de equilibrio, temos que viver o desafio constante, temos que saber fazer a distancia certa pra que possamos ajudar no momento necessario, isso nos torna humanos, descobrir como o outro precisa de mim, sera que o meu amigo hoje precisa da minha palavra amena ou da minha palavra dura, eu tenho medo de quem so passa a mao na minha cabeca, concordar com o que o outro vive é ser omisso, eu ainda prefiro dormir com aquilo que o outro me falou e me deixou contrariado pq eu sei que ele falou pra me ajudar, eu nao quero acordar amanha como fui dormir, quero hj ser incomodado pra me transformar como pessoa, eu quero o desafio constante de ser olhada com responsabilidade, de alguem dizer como posso ser melhor, vc como amigo, como esposo, como filho, nao seja indiferente aquele que passa pela sua vida, seja criativo no seu jeito de ser gente com o outro, pq vc tem o dom de tornar o outro melhor pq vc passou pela vida dele e fez a diferenca...!
Pe. Fabio agradeceu a todos que confiam nele, mtos nunca o viram e o admiram, agradeceu por todos aqueles que o adotou como filho, como irmao, como padre... pediu perdão se alguma vez machucou alguem com seu jeito de falar, mas pra nunca desistirem daquele que ele anuncia: "JESUS"... | |
| | | regina Admin
| Assunto: Re: Programas 2007 Seg Ago 25, 2008 1:10 am | |
| RESUMO DO PROGRAMA - 20/09/2007 Musica: "Vitória de Deus"
Pe. Fabio iniciou o programa cantando a musica: "Vitória de Deus"... proclamando a verdade que pra nos tem que estar presente o tempo todo diante dos nossos olhos, o cristianismo é aperfeicoamento do processo humano, termos a capacidade de lapidar, trazer boas novas, e uma boa forma de ser vencedor, é vencer tudo que é excesso dentro de nos, somos mais felizes a medida que jogamos fora aquilo que pesa, vc tem excessos, o fruto do passado, os erros, aquela historia que nao valeu a pena, aquele saldo negativo que insiste em voltar, tirar o excesso é jogar fora aquilo que nao merece ser levado adiante, e o cristianismo pede, se torne novo hoje, jogue fora o que esta em excesso, se reinaugure como se hj fosse o primeiro dia, saiba calcular o que valeu a pena ou nao... as vezes uma palavra tem o poder de lapidar nosso pensamento e nos fazer diferente, a forca do cristianismo é a palavra, principalmente a de Jesus que provoca dentro de nos uma mudanca que nos ajuda ser melhores, que nos torna pessoas mais leves, suaves, pq é mto dificil conviver com o peso que é nosso e daquele que esta ao nosso lado.
Pe. Fabio falou sobre a teologia, e que esta o tempo todo estudando o cotidiano, a condicao humana, que o tempo todo a vida é a experiencia da teologia, pq qdo falamos sobre o ser humano de alguma forma ja estamos falando sobre Deus... Falou tb sobre psicologia e filosofia clinica... e que hj existe um grande movimento dentro da fiosofia clinica, que é uma forma de aplicacao da filosofia de maneira terapeutica, indicar um caminho terapeutico, que trabalham com abordagens diferentes do processo humano, fazer o ser humano viver melhor, curar as neuroses, fazer a pessoa ser mais ajustada na vida e a psicologia nos faz abandonar nossos complexos, perder nossos traumas, nos valorizar, e a filosofia clinica tem uma proposta diferente, como é que o pensamento, ja que o filosofo é aquele que vive do conhecimento, esta sempre investigando, questionando, a filosofia é um jeito profundo de pensar a vida, ela nos ajuda a viver, é uma proposta de fazer com que essa capacidade de pensa profundo possa ajudar o ser humano a encontrar uma saida... mtas vezes vc sofre pq vc esta sendo burro naquela hora, que vc nao consegue ver as situacoes com clareza, mtas vezes uma pessoa vem nos da um conselho, um conselho mtas vezes é terapeutico, de alguem que pensou melhor sobre aquela situacao e vem nos ajudar, a filosofia carrega o poder de nos fazer viver melhor, o pensamento bem articulado é capaz de nos livrar de problemas, nos ajuda a descobrir o que é problema e o que nao é, mtas vezes sofremos por coisas bobas, a uma diferenca entre aquilo que é dano e aquilo que é ofensa, se vc recebe uma ofensa nao significa que aquela pessoa lhe causou um dano, a ofensa é algo que vem de fora e vc decide se aceita ou nao, diferente qdo alguem pisa no seu pé, alguma coisa no nosso corpo foi machucado por outro sofremos um dano, diferente de uma ofensa, a ofensa nao me causa danos se eu nao quiser, perceba que vc esta articulando pensamento, o que hoje lhe incomodou o dia todo, pense, e ai lhe pergunto, vc se incomodou com algo que foi um dano pra vc ou apenas uma ofensa, se foi um dano vc tem razao de sobra pra viver esse processo, alguem me machucou, fui lesado, me machucou profundamente, sofri um golpe fatal, perdi um emprego pq alguem fez uma calunia de mim... mas a maioria das vezes sofremos por ofensa, sao coisas que ouvimos falar, coisas que o outro disse pra nos e isso na verdade so sera dano se vc permitir q isso fique dentro de vc, a partir do momento que vc permite que aquela informação que vc ouviu fique dentro de vc aquilo deixa de ser uma ofensa e passa a ser um dano, isso é filosofia, um jeito de pensar sobre aquilo que nos incomoda, vc decide o tempo que a ofensa vai durar dentro de vc, vc permite se ela vai embora ou vai virar dano, cada vez que vc se recorda, vc perde o sono, a vida é assim, a gente leva pra cama, e ai entra o poder da filosofia, o poder de pensar, ficar voltando na ofensa vai resolver? nao, vc só vai ter uma atitude burra, idiota, pra que pensar na ofensa, perder o sono com uma situação que ja foi, ai entra o poder do pensamento nos libertando da idiotice, entao tem que agir de forma inteligente, neutralizar o pensamento, de maneira mto simples filosofia clinica é isso, um processo de passar pelas escolas filosoficas, descobrindo a logica do pensamento e trazendo pra realidade, entender o processo humano a partir da filosofia, um instrumento simples que nos liberta, que nos faz entender que estamos perdendo o sono com algo que podemos modificar, ocupe a sua mente, nao sofra por uma causa que nao vale mais a pena, cura interior é isso, um processo de reconciliação com a gente mesmo, pra que se maltratar, pra que continuar sofrendo, mtas vezes sofremos com coisas que nao resolvem mais, uma coisa é vc sofrer por uma causa, lutar por ela e saber que o seu sofrimento é é redentor lhe ajuda a alcancar um resultado, mas se vc percebe que esta sofrendo so pra ficar amargurado entao vc esta precisando ser curado, cura interior nao é so no coracao nao, quem manda é o cerebro, ultrapasse seu limite... por exemplo o preconceituoso ele sempre acha ele nunca sabe, e ele sempre diz o que acha, preconceito é umjeito burro, mesquinho de enxergar as pessoas, agora se vc é livre pra dar tempo do outro se mostrar pra vc, ai vc é diferente, a gente precisa se aproximar das pessoas, ter contato com o coracao dela, vc tem todo direito de nao ter simpatia por alguem, agora o que a gente faz da empatia ou da simpatia é preconceito, como tb qdo vc idealiza o outro e o acha perfeito vc esta errado, vc esta projetando o outro em algo q ele nao é... devemos ter uma fé inteligente, eu acredito que Deus me protege, mas eu continuo olhando pros dois lados da rua antes de atravessar, é um jeito inteligente de viver...
Pe. Fabio recebeu uma ligação de uma pessoa que passou por momentos mto dificeis e que dp de ouvir as palavras do pe. Fabio teve mais animo, agradeceu mto a Deus e ao padre pelo bem que tem feito na vida dela... Pe. Fabio agradeceu e disse que qdo nao temos mais palavras, nao sabemos o que dizer, sobra a possibilidade de dizer, que nao precisa dizer mais, pois cada um sabe aquilo que passou... que as coisas mais preciosas da vida é qdo conseguimos nos olhar, é mto facil sermos uma pessoa mais ou menos, amar mais ou menos, se conhecer mais ou menos, é mto facil cair no lugar comum, onde as pessoas nao investigam o coração e perceber que qdo nao vamos a fundo dentro de nos, a gente vira mais ou menos, pq a vida precisa o tempo todo de cuidado, e ai esta o mais precioso, descobrir que pq a vida precisa de um cuidado descobrimos o qto é bom cuidar, qdo tudo esta mto organizado corremos o risco de nos acostumar, e ai nos tornamos pessoas mais ou menos, por incrivel que pareca a gente so cresce qdo passamos por uma dificuldade, ja dizia o poeta que é preciso ter um caos dentro de si pra que possamos dar a luz a uma estrela cintilante, a luz nasce na escuridao, descobrimos uma estrela no céu na escuridao, qdo o ceu esta claro nao vemos, somente qdo anoitece percebemo as estrelas que sempre estiveram la... A vida é assim, mtas vezes pra percebermos as estrelas que estao em nosso céu vamos ter que mergulhar na escuridao... qtas vezes vc experimentou na carne a escuridao da vida, de nao ter mais significado pra nada e vc descobre dentro de vc o que nao sabia, a nossa humanidade é assim, se a gente nao se desafia no momento de escuridao corremos o risco de morrer sem ver as estrelas, cristao que nao vive a experiencia da noite escura nao é cristao, Deus se mostra na nossa solidao, no abandono, é um processo natural da vida, a capacida de costumar a dizer, nesse momento que nao tenho mais sol tenho que descobrir onde as estrelas estao brilhando, vencer a noite de cada dia, nao há como ser humano fora do sofrimento, é uma ilusao querer que seja tudo bonito, organizado, somos nos quem fazemos a beleza acontecer, a pessoa burra nao sabe reciclar, ja aquele que tem sabedoria pode tranformar o lixo em algo mto bonito, recicla, pega os retalhos, junta e constroi algo, nao podemos trabalhar com tudo que é bom, que Deus permita de estabelecer com Deus esse pacto de nao desistir nunca da alegria que tem nas maos.
Pe. Fabio falou da adolescencia, que ficam revoltados, gostam de contestar, tudo se opõe, processo natural, ainda nao sabe quem é, é a fase da instabilidade, cada hora quer uma coisa, e felizmente essa fase passa, pq se nao passasse ng iria se dedicar a um processo do inicio ao fim, quem manda em nos sao os hormonios, pra ficar feliz é hormonio que faz ficar feliz, pra ficar triste tb tem hormonio... o prolongamento da adolescencia é culpa das estruturas sociais que vivemos, temos uma literatura que nos infantiliza, que nos defoca, nos coloca prestando atencao na vida dos outros, discutindo o que vai acontecer na novela, programas expondo os problemas dos outros... O processo de infantilização esta o tempo todo, pq a gente se deixa influenciar, qdo ficamos entertidos com essas coisas perdemos a responsabilidade da vida, diante de uma dificuldade agir de maneira adulta é pensar que o problema é meu e eu vou cuidar dele, agir com infantilidade é dizer que nao tem nada haver com isso, nao quer nem saber do problema, como diz a musica "To nem aí"... inclusive a veja tratou sobre a infantilidade dos homens, homens de 40 anos indo pra balada, coisas do tipo, tudo tem o tempo certo, as fases da vida, os processos que vao mostrando que nao somos mais as mesmas pessoas que antes, a melhor coisa que tem é qdo encontramos com o outro e ele diz como vc mudou, amadureceu, temos que deixar a vida nos amadurecer, todos nos podemos ter esse problemas da adolescencia prolongada, e uma das caracteristicas do amadurecimento é qdo ela comeca prestar atencao um pouco mais nos outros, para de pensar apenas em si...
Pense, o que vc tem feito da sua vida, como tem cultivado seu coracao, sera q vc ja assumiu a responsabilidade diante da sua familia, seus amigos, sera que vc ja reconciliou dentro de vc as fases da vida que precisavam amadurecer dentro de vc, sao as perguntas de Deus, pq cada vez q ele nos olha, tudo o que ele quer é nos amadurecer, Deus continua acreditando em vc, na sua maturidade e vc nao pode amanhecer amanha como foi dormir hj, pq alguma coisa esta pra acontecer dentro de vc... | |
| | | regina Admin
| Assunto: Re: Programas 2007 Seg Ago 25, 2008 1:13 am | |
| RESUMO DO PROGRAMA - 27/09/2007 Música: "Não Desista do Amor"
Pe. Fabio começou o programa cantando a musica: "Nao Desista do Amor"... como dizia a cançao do Beto Guedes, so nos falta aprender,e essa é a grande diferenca qdo encontramos pessoas teóricas na vida, existem pessoas q tem um discurso pronto, mas tem uma dificuldade danada de colocar em pratica, viver a teoria é um desafio, e essa musica nos mostra que o caminho mais sabio é o da disciplina, da resistencia da fidelidade, a fidelidade é o cuidado diario com o projeto q temos, de fazermos aos poucos, a gente nao desiste apenas na teoria mas tb nao desistimos da pratica, e a palavra de Jesus é cheia de novidades, de coisas boas, e corremos o risco de ser portador de uma teoria e nao desistir é sempre um desafio pra nos, hj vc passou por inumeras experiencias, pela tentacao de dizer desisto, nao quero mais, existem situacoes que acontecem em nossas vidas e que nao damos conta de levar ate o final, q a gente nao consegue ir ate o final, é claro q existem coisas q a gente precisa ser capaz de dar um basta, mas existe mtos projetos q pra chegar ao resultado, necessitamos de disciplina... Falou de um email que fala sobre a cruz que cada um carrega, e para atravessar um absimo era preciso colocar a cruz na ponte, quem tinha a cruz maior atravessava e aquele que tinha a cruz pequena nao conseguia atravessar o abismo pq em vez de assumi-la ficou pedindo pra diminui-la, e no momento que precisamos chegar do outro lado, a gente nao chega pq nao soube viver o sofrimento pra chegar no resultado, a gente só alcanca bons resultados se a gente se empenha pra chegar ate ele, essa é a sabedoria evangelica que Jesus nos ensina como sabedoria, para cada dia o seu empenho, seu sofrimento, sua alegria e assim alcancando bonitos resultados que ainda precisam do nosso esforco pra chegar na vitória. Pe. Fabio leu um email pedindo oração para uma criança que perdeu o pai... e que a primeira preocupacao que devemos ter qdo alguem vai embora definitivamente, é organizar o luto, um processo que todos devemos passar, que consiste em recriar o mundo sem aquela pessoa, colocar as coisas em ordem sabendo que aquela pessoa nao participa mais da nossa vida, em uma criança o processo pode ser mais simples, ela vive um processo diferente de um adulto, e ele se torna mais difcil a medida que o luto do adulto esta mais dificil, isso nao significa fingir o sentimento perto dela, devemos educa-la pra verdade, e qto mais liberdade damos pra crianca que esta ao nosso lado, melhor sera a capacidade de expressar os sentimentos que tem, a organizacao do luto passa por ai, expressar a perda que sofreu, sermos capazes de poder falar, poder expressar a falta que o outro nos faz, o luto da crianca esta intimamente ligado ao luto dos adultos, a crianca nao consegue ser o prefeito da cidade dela, ela esta o tempo todo recebendo influencias de quem esta ao lado dela, se derrepente o clima ainda é de mto desespero essa crianca vai ficar fragilizada, agora se estao levando a vida normal precisa descobrir o que ficou diferente na casa dp dessa morte, descobrir as transformacoes que aconteceram e que podem estar influenciando no comportamento da crianca, a terapia é importante, mas coloque-o tb em um ambiente com outras pessoas, ocupe a cabeca dessa crianca, pode ser que o mundo esteja mto serio pra ele, e isso dificulta ainda mais a organizacao do luto dele, povoe o pensamento dela de coisas boas pra que ela tenha um ambiente mais saudavel e passe a se relacionar melhor. Respondeu um email sobre uma crianca de 9 anos que chora sem uma razao clara... Pe. Fabio respondeu que tristeza sempre tem uma razao, ng fica triste sem causa, somos mto movidos por razoes inconscientes, aquilo que foi traumatico um dia, mas que continua vivo dentro de mim, e o inconsciente esta o tempo todo em nos, mas é mais dificil ser chegado, esta em momentos do passado... tente dialogar ao maximo, perceber o que mudou no contexto dela nos ultimos tempos, como ela esta vivendo, os amigos que tem, alguma experiencia de decepção que nao teve coragem de dizer, tenha cautela de chegar ao mais profundo do coracao dela, e se nao chegar a resultado nenhum, procure um medico, mtas vezes as nossas tristezas sao causas clinicas, é gesto de conversao fazer um exame, checar se tudo esta bem, os hormonios... pq a tristeza é uma manifestacao de uma insatisfação, procure se nao esta havendo alguma carencia, depressao, falta de substancias no sangue, hormonios causam instabilidades afetivas em nós, é gesto de conversão se cuidar, hj em dia o contexto infantil é mto semelhante a uma vida adulta, mtas responsabilidades, períodos de stress que devem ser checados.
Falou sobre profissões e de uma Psicologa que nao gosta da psicologia, ja fez varios cursos e sua alegria nao vem disso, e se pergunta o que quer da vida... Pe. Fabio respondeu que precisa descobrir onde esta o desejo, o que lhe realiza profissionalmente, a dificuldade só é vivida se houver a satisfacao, o sacrificio vale a realização, existem faculdades que estao na moda, mtas pessoas fazem Direito e boa parte das pessoas que fazem Direito nao tem em vista ser advogado, mas sim pra passar em concurso publico, se a preocupacao é meramente realizacao financeira tome cuidado, realizacao profissional esta relacionado a realizacao do ser, ai esta a diferenca de um medico que ama o que faz, a atencao que ele da a cada paciente, se vc nao gosta do que faz esta perdendo tempo na vida, vc pode nao ficar rico, mas vai ter a satisfacao de ser feliz. Falou sobre um assunto que gerou mtas polemicas, a Filosofia clinica... Pe. Fabio repetiu sobre danos e ofensas, e que ajudou mtas pessoas a repensar o que esta sentindo... Um dano é sempre qdo temos algo realmente prejudicado em nossas vidas, eu fui prejudicado por causa da fofoca de alguem, perdi o meu emprego, e uma ofensa é algo que tira a minha paz, mas que eu posso recusar, se eu nao recuso essa ofensa ela pode virar um dano, fico me lembrando daquilo que ela falou, fico mal humorado, e é uma opcao de aceitar ou nao... mtas vezes no nosso jeito humano de viver, invertemos as coisas, transformamos a ofensa em dano, tem um exemplo num livro, que diz: "q a pessoa estava distraido numa avenida e tromba com outra pessoa, o outro diz ´imbecil´ e ele diz ´prazer´ eu sou o pedro" e ao invez dele gritar, ele se apresentou, entao recuse a ofensa, de um sorriso, nao aceite, nao precisa ficar tao irritado, na nossa vida o tempo todo acontece essas coisas, o tempo todo vc escuta um desaforo, uma fofoca, mas no momento que vc escuta essa palavra esta fora de vc, ela nao é dano, é uma palavra q esta fora que vc vai trazer pra dentro de vc ou nao, é cristianismo, transformacao de comportamento, é importante o que ele me ofendeu? entao eu devolvo, sua palavra nao me faz bem eu nao vou guardar dentro de mim qdo vc perceber que fica lembrando a todo momento do que o outro diz, corte, nao de corda para os pensamentos ruins dentro de vc, pq se vc da corda a ofensa se transforma em dano, ela vai te deixar uma pessoa amarga e mtas vezes ficamos amargos por situacoes do passado que aceitamos, e tudo aquilo que nos prejudica nos causa um dano, a filosofia clinica é um jeito de trabalhar as neuroses por meio da reflexao, é inteligencia para a minha vida, nao perder tempo com as mesquinharias, e pensamento elevado faz diferenca no mundo de hj, ser capaz de lidar com as pessoas com mais humanidade... ... cristianismo é a matriz de toda terapia, Jesus foi especialista em curar os passados, em abrir os olhos das pessoas, pq vc vai por essa estrada feia se vc pode ir por uma mto mais bonita, é inteligencia, ser gentil com as pessoas é uma questao de inteligencia, vc acha que uma pessoa q nao é gentil é mais feliz? é mto mais facil ser feliz na gentileza, cada vez q vc é gentil com uma pessoa, outras pessoas serao tb gentil com vc, é assim que transformamos o mundo, qdo o outro vem com grosseria e vc o trata com gentileza... só que no impulso da grosseria do outro quero ser mais grosso ainda, a gente nao precisa levar desaforo, nao precisa maltratar o outro pra se sentir melhor, maltratar o outro so pq ele te maltratou vai te fazer se sentir pior, vamos ser gentil com aqueles que nao sao gentil com nos... uma pessoa foi injusta comigo, e eu tive a oportunidade de ser injusta com ela e nao fui, nao é uma questao de se sentir o melhor, pq na hora de tratar bem aquele q nos tratou mal temos q jogar o orgulho fora, pq qdo o outro é mesquinho e vc aceita a mesquinharia dele sendo mesquinho tb vc aceita o lixo dele e vc nao tem o direito de guardar o lixo no seu coracao, entao com a sua alegria, com a sua simplicidade, nao provoque danos em vc, é a velha historia uma pessoa passa e joga o lixo no chao, vc pode xinga-lo, mas tb pode educa-lo sem ser grosso, dizendo que caiu e se ele vai precisar do papel novamente, quem quiser ser diferente, mudar o mundo, tem que ter paciencia, contou que seu pai era incapaz de comer e deixar o prato sujo na pia, eu tenho uma funcionaria q vai limpar, mas se eu posso lavar o copo dp de beber agua pq nao fazer isso? sao regras simples que fazem a diferenca no mundo, reformar o mundo, vivemos num país que falta o conceito de civilidade, pessoas irresponsaveis com o bem que é patrimonio publico, pq do seu jardim vc cuida, e do vizinho vc pisa, a partir do momento que pensarmos que o bem publico precisa ser respeitado por nós, é sabedoria, descobrir um jeito sabio de interpretar o mundo... ... vc deve ter recebido mtas ofensas na sua vida e vai chegar a conclusao que vc danificou a sua vida pq aceitou a ofensa do outro, estamos numas epocas que as pessoas levantam calunias com facilidades, ou pode ser que o outro tenha errado e todo mundo cai em cima julgando, acusando mas na boca de um cristao nao cai uma palavra de acusação, o que pode caber é a palavra que faz crescer mas nunca para condenar, isso é o que devemos aprender...
Pe. Fabio recebeu um email sobre como se proteger da inveja... e respondeu das figuinhas que colocavam nas roupas das crianças, das simpatias que nunca entendeu, ranca um pedaco do cobertor coloca na boca e coloca na testa da crianca, o maximo que pode acontecer é uma contaminação ali através da saliva... e que inveja é um olhar do outro sobre nós, qdo o outro me olha eu aceito ou nao o olhar dele, qdo o outro fala algo sobre mim eu aceito ou nao o que ele falou, a inveja é a mesma coisa, uma pessoa invejosa pode ate criar situacoes pra te destruir, ela é má e esta construindo algo pra te prejudicar, agora a inveja de achar que o outro ta querendo o que é seu, nao se preocupe, a invejo nao tem força por si só, precisamos aprender a viver, parar de olhar pro lado pra saber o que estao pensando, a nao ser que sejam pessoas que vao acrescentar em nossa vida, tem gente que fica o tempo todo perguntando o que o outro fala de vc, comentou que tinha o blog e mtos entravam la pra meter o pau nele, e que ele ia ficar lendo as pessoas falarem mal, pra que?, ng é cem por cento, e devemos saber lidar com aqueles que nao gostam da gente, agora tem que ter uma personalidade forte pra continuar vivendo mesmo sabendo que alguem nao gosta da gente, precisamos saber lidar com as pessoas que nos amam e com aqueles que nao nos amam, a vida o tempo todo é assim, o que vc nao pode permitir é que os invejosos tomem conta da sua vida, pela responsabilidade que vc tem com vc mesmo...!
Fim... Deus abençoe a todos!!! | |
| | | regina Admin
| Assunto: Re: Programas 2007 Seg Ago 25, 2008 1:16 am | |
| RESUMO DO PROGRAMA - 04/10/2007 Programa do dia: 04/10/2007
Link
Música: Ao Meu Amigo
Pe. Fabio iniciou o programa cantando a musica: "Ao Meu Amigo"... e é sempre bom a gente ter na vida alguem que nos ajuda a exergar alem, que processo de conversao em nos é mto mais q modificar o nosso jeito de falar de sentir, Deus muda nosso jeito de enxergar, as vezes com nosso jeito de viver nao vemos alem, como se enxergassemos pouco, ja que pra visao fisica podemos olhar e corrigir com os oculos, como é que fazemos se nao existem oculos para alma, como vc faz pra enxergar alem qdo tem que ver um jeito diferente de olhar a vida, mtas infelicidades nascem dentro de nos pelo jeito de como enxergamos a vida, uma coisa que admiro nos poetas é a capacidade de enxergar a realidade de um jeito unico, de umjeito diferente, por isso eles sao capazes de extrair um sorriso da tristeza, pq podem ir alem, o que podemos modificar é como enxergamos a vida, e isso Deus pode mudar, existem pessoas que nao suportamos, que sao dificeis em nossas vidas, ela nao vai mudar, mas modifica o jeito como vc olha pra ela, isso sim pode ser modificado, ja que eu nao tenho o dom de modificar aquela pessoa, entao vou modificar meu jeito de olhar pra ela... Pe.Fabio citou o pessoal da Toca de Assis, que os pobres estao por todos os lados mas nem sempre olhamos diferente a eles, e o que faz a diferenca na vida desse povo é como eles olham aos pobres, mtas vezes olhamos com desprezo, pq nao gostamos da cena que enxergamos, do cheiro que sentimos, a pobreza choca, mas ai entra o dom de Deus de colocar nessas pessoas uma forma diferente de enxergar, eles possuem um dom de enxergar diferente aqueles pobres, mtas vezes nos vemos só o pobre, eles veem o ser humano.. ... percebemos assim como a vida pode modificar a partir q enxergamos diferentes, e oculos na alma é isso, qto mais vc deixar a palavra de Deus entrar em seu coracao, a partir do momento que damos uma oportunidade pra Deus agir em nossa vida, vamos modificar nossa maneira de olhar alem, Jesus nao tinha preconceito qdo olhava pras pessoas, ele olhava o ser humano, o que interessava nao era aquilo que a pessoa tinha feito de sua vida, mas sim aquilo que ela ainda podia fazer, esse é o olhar diferente num mundo onde as pessoas tem um olhar tao razo, um olhar razo que a gente acha que viu mas nao viu, um olhar rapido, ja o olhar profundo requer parar, admirar, que hj vc tenha a oportunidade de olhar diferente pra vc mesmo, de olhar diferente para as pessoas que estao ao seu lado, para os problemas que vc tem, os problemas nao vao mudar, mas vc pode mudar seu jeito de olhar pra eles, e se vc tiver forca pra isso, seus problemas se tornarao mais leve, e essa lição é Jesus que nos ensina o tempo todo. Recebeu um email sobre se Jesus era Judeu pq não somos tb?... Pe. Fabio respondeu que na teologia existem dois aspectos, um que chamamos de continuidade e outro de descontinuidade... Jesus era judeu, ele era um homem que praticava sua religiao, e pq nao somos judeus? pq na verdade nesse processo de continuidade profética, que Jesus passa a fazer parte ele entra tb como aquele que faz a descontinuidade no processo, pq ele ja é a concretização da promessa, essa promessa ja se manifestou... e essa é a grande diferenca dos Judeus e Cristãos, com o processo de vida e morte de Jesus nasce a autoridade, a autoridade que ele pregou a Pedro, a principio Pedro era apenas Simão, ele mudou Simao pra Pedro e sobre esta pedra eu edificarei a minha igreja, a partir do momento que ele estabelece a nova igreja, ele aperfeçoa tudo aquilo que o Judaismo ja havia propiciado ao povo, pq agora comeca um novo tempo, essa descontinuidade marca um novo tempo que comeca, nesse novo tempo nos tornamos incorporados na igreja, pelo sacramento na vida de Cristo, e aqui esta a resposta pra sua pergunta, nos somos cristãos, a nossa raiz é judaica mas somos cristaos pq acreditamos que Jesus é Messias, ja os Judeus continuam esperando o Messias, eles continuam acreditando que Jesus era apenas um grande profeta... ai comeca a igreja, a igreja catolica, que professa a fé sobre Jesus... Nao somos mais Judeus pq a nossa raiz é judaica, mas nos ja vivemos a experiencia da vida em cristo. Email sobre como a igreja catolica encara os problemas sociais... Pe. Fabio respondeu que os problemas sociais que temos sao problemas que a igreja discute o tempo todo, e uma forma de interferir fazendo com que o evangelho possa nortear as relacoes é a gente criar nossas influencias, esse cristianismo que nos professamos ainda nao atingiu nossas atitudes, a partir do momento que um politico que se diz cristao, que ama o evangelho e é capaz de desviar os cofres publicos, significa que ele nao entendeu nada, o que precisamos prestar atencao é nas atitudes das pessoas, se ela esta comprometida com o evangelho, se esta levando os valores cristãos pra aquilo que apresentam a nós... Uma forma de minimizar é cada um de nos modificar algo, por menor q seja nosso cargo, algumas pessoas estao em nossas maos, e ai como é que nos reagimos, como é a minha atitude em relacao as decisoes que tenho que tomar, qdo descobrimos o valor da honestidade, de tratar bem as pessoas, passamos a ser melhores, Cristianismo como todos os outros sistemas nos precisamos intervir com a nossa conduta pra fazer a diferenca naquilo que e possivel, honestidade começa de pequeno, qtas vezes vc passou pela experiencia de devolver um troco errado, como vc reagiu, vc devolveu ou levou embora, as vezes somos assim, com pequenas coisas fazemos a diferenca, nos temos que ficar mto atentos a essas oportunidade, pq sao nessas oportunidades que podemos transformar o mundo, sao nessas oportunidades que podemos consertar e viver pra consertar faz bem, eu lhe garanto.
Pe. Fabio leu um testemunho de uma pessoa dizendo que o programa aproxima mtas pessoas de Deus em especial as religiosas que acompanham o programa D.E. Leu outro testemunho agradecendo a explicação sobre danos e ofensas... e que realmente essa forma diferente de enxergar ofensas modifica o jeito de olhar pra ela, no momento que descobrimos umjeito de apenas escutar mas nao permitir que ela entre em nos, a gente evita o dano e esse é um preparo que precisamos adquirir, a pessoa nos ofendeu a gente segura a ofensa e nao permite que vire um dano dentor de nos, mtas vezes a relacao fica dificil pq aceitamos demais o desaforo do outro, se vc permite que tudo que te falem chegue ao seu coracao e nao saia mais vc o transforma realmente em dano. Leu outro testemunho a respeito que todo sofrimento se torna aprendizado... e pe. Fabio concordou, que isso é sabedoria, qdo a gente consegue descobrir a graca de reconciliar os contrarios, resolvemos mto dentro de nos, qdo descobrimos que uma pessoa dificil em nossa vida, é uma pessoa que nos fara crescer, vc encontrou a sabedoria, tudo que nos contraria na vida é uma fonte de crescimento pra nos, as vezes queremos um ninho onde ng vai nos contrariar e nao sermos contrariado é um perigo, pq a contrariedade é um momento que somos desafiados a crescer e encontrar uma resposta... é como educar uma crianca, fazer todas as vontades do seu filho só pra que ele nao chore, vc vai criar um monstro... e conviver com a diversidade vai te mostrar um jeito diferente de enxergar... hj vc encontra mtas pessoas desajustadas na vida, como a adolescencia prolongada, nao é possivel que uma pessoa de 40 anos tenha o comportamento de um menino de 15 anos, relatou uma entrevista onde o pai foi pra uma balada e paquerou a menina que o filho estava paquerando, desajuste, onde o equilibrio de viver as coisas na hora certa nao aconteceu, privação faz parte da vida, nos faz amadurecer, tem um dito popular mto verdadeiro, "qto maior o trabalho, maior o valor q daremos" aquilo que chega mto facil, corremos o risco de jogar fora facil tb, e isso é a capacidade de reconciliar os contrarios, de descobrir no momento da diversidade buscar seu crescimento, sua superação. Leu um email sobre diferenca dos pais com a irmã mais nova... e que esse problema é mto comum dentro de nossas familias, por mais que sempre dizemos que todos os filhos sao iguais isso nao é verdade, precisamos tomar consciencia disso, nao ha problema em reconhecer q tem mais afinidade com um filho do que com outro, vc ama todos os seus filhos, mas vc nao ama todos do mesmo jeito, vc é um ser humano marcado por limites, nao ha problema em reconhecer isso, o problema é nao cuidar desse problema, ficar atenta pra se desdobrar mais com aquele que vc tem mais facilidade... é mto facil amar aquele que é mais propenso a ser amado, pe. Joazinho diz que tem gente que nasceu pra ser amado e tem gente que nasceu pra amar... ele ta certo, tem gente que tem uma facilidade enorme de despertar afeto, as vezes ela nem ta precisando e a gente quer fazer, ela desperta nossa capacidade de amar, e é bom a gente amar o outro, quais sao as pessoas que despertam sua capacidade de amar? todos nos temos aquelas pessoas que arrancam o nosso amor com mais facilidade, e existem pessoas que vc olha pra elas e acha q ela nao precisa de vc, ela precisa ser amada, mas nao consegue demonstrar, ai que entra a astucia do pai e da mae do filho que deixa vc ama-lo e daquele filho que nao demonstra... mas tb pense em vc, sera q no momento que vc acha q eles gostam mais da sua irma, vc nao se fecha ao amor dos pais... um comportamento comum é pedir aquilo que queremos como se nao quisessemos, por exemplo me da um abraco, vc necessita de carinho, mas vc pede com agressividade, fica de olho com as pessoas que estao agressivas dentro de casa, sao as pessoas que mais precisam ser amadas e nao tem coragem de pedir... O grande desafio dos meninos da toca é romper a agressividade, vc olha é uma pessoa agressiva mas por traz disso é alguem precisando de afeto, pai bravo, agressivo, é que precisa de afeto... ... Qto mais grossa a armadura mais fragil o ser que habita, atras de uma pessoa autoritaria grossa, existe uma pessoa necessitada, as vezes só olhamos o lado arrogante, a agressividade é uma expressao de sensibilidade, descubra ai a pessoa que mais te da trabalho, e ali vc descobre a pessoa que mais precisa de vc, ela pode estar pedindo afeto de um jeito diferente, existem pessoas que foram feitas para serem amadas e tem facilidade em viver esse amor, e existem pessoas que tem dificuldade e precisamos olhar pra elas diferente. Se vc descobre que um de seus filhos despertam melhor o seu afeto, nao significa que vc nao queira o outro bem, é q o outro nao da a ponte pra vc chegar ate ele, entao nao ha nenhum problema em assumirmos isso, agora o que precisamos fazer é desafiar a gente mesmo pra que a gente nao ame apenas aqueles que sao faceis de ser amados, que merito tem vc amar aqueles que te amam, nos vamos transformar o mundo no dia que formos capazes de amar o que não foi facil, chegar naquele coracao duro, dificil, pra salvar aquele coracao da solidao. Ja que é facil amar o outro, vc vai ter que amar o que é dificil, pq amor vc tem, o que mtas vezes vc nao consegue é expressar do jeito certo, as vezes temos a coisa certa pra falar e usamos o jeito errado de dizer, as vezes temos o amor certo para amar, mas usamos o jeito errado para amar, é tudo uma questao de sabedoria que a gente pode alcancar... viver um olhar diferente sobre o mundo e as pessoas.
Fim... Deus abençoe a todos. | |
| | | regina Admin
| Assunto: Re: Programas 2007 Seg Ago 25, 2008 1:19 am | |
| RESUMO DO PROGRAMA - 11/10/2007 Música: Círio Outra Vez
Hoje unidos a todos os paraenses, da regiao da amazonia, que vive uma das maiores expressoes publicas de fé, que se chama Cirio de Nazaré, que é cheio de simbolos que se tornam metaforas da vida, é repleto de metaforas que podemos aprender, o Cirio é a corda, onde as pessoas seguram como se estivessem levando a berlinda para que ela pudesse atravessar a cidade, aquela corda encontramos as pessoas todas unidas no mesmo motivo, a corda é pesada, o sofrimento é grande e quem ja viu a cena ao vivo e pela tv sente uma emocao diferente de ver aquele povo acreditando no que ta fazendo, de ver aquela corda pesada sendo levada aos poucos, naquela corda vemos solidariedade, amor, carinho, esperanca, dor, angustia, tristeza, tudo sendo vivido em fazer a berlinda chegar ate onde deve chegar, aquele que esta com sede recebe a agua de quem tem, aquele que esta cansado recebe o apoio do irmao, e assim a berlinda caminha como se estivesse velejando no meio do povo... Sao licoes que podemos aprender mesmo que nunca tivermos visto o Cirio, todos precisamos chegar algum lugar, e precisamos dos outros, ng vive na solidao, imagina se no momento da corda nao existissem pessoas solidarias ajudando, entregando agua, a berlinda nao chegaria, pq nao é possivel levar a corda e a corda ao mesmo tempo, e a vida é assim, em alguns momentos puxamos a corda e em outros damos a agua, e a vida é assim, nos unirmos todos no mesmo objetivo, o bonito é ver as pessoas viverem para fazer o sonho acontecer, temos nossos cirios a serem realizados, nossas realidades particulares que precisamos partilhar com quem esta ao lado, os aprendizados da vida, as coisas bonitas que tomam conta do nosso coracao e nos ajuda a viver, esse é o programa D.E que quer fazer a procissão continuar, hj vc pode achar que nao alcancou seu desejo, mas sempre é tempo de estabelecer forças e continuar, nao desista de levar o seu sonho ate o final, nao desista de esperar e vamos juntos aprendendo a bonita mistica do Cirio de Nazaré. Pe. Fabio recebeu um email de uma pessoa questionando sobre o amor eterno... e pe. Fabio respondeu que o amor tem modalidades, que existe na filosofia, amigo do conhecimento, um tipo de amor que nos congrega na amizade, na empatia, no carinho, o amor filos é qdo vc nao tem um desejo erotico por ela, mas vc se encanta como ela fala, como ela se expressa... existe uma outra modalidade do amor que é o erotico, do desejo, da sexualidade, que engloba o ser humano em seu desejo de unir-se em carne com o outro, e depois o amor agape, o amor mais puro que temos um pelo outro, o amor que nos faz amar o outro mesmo na inutilidade... Qdo falamos de amor conjugal estamos falando de uma mistura de tudo isso, é preciso admirar, mas tb é preciso desejar, o amor só é confirmado de um casal qdo ele passa pela experiencia sexual, e o amor agape que é aquilo de mais puro que temos dentro de nos, desinteressado... dentro da cultura temos diversas modalidades de amor, o amor cortes da admiração, platonico que nao chegava a se consumar no sexo, pq o que fazia o amor acontecer era justamente o eterno desejo, era como amor de poeta, inspirador e atualmente temos o amor romantico, essa idealização do amor, que faz com que a gente ache que um dia vai chegar na sua casa um principe num cavalo branco e que serao felizes para sempre, isso nao ajuda em nada o amor concreto, o amor concreto é a juncao de antes... ai vc pensa o amor muda a todo o tempo, mudamos as nossas atitudes, maneira de pensar e com as nossas mudancas o nosso jeito de amar tb muda, um casal de 80 anos nao poderao ter a mesma experiencia de amor que um casa de 20 anos de idade, a dificuldade é maior em mtas coisas, eles experimentam um amor diferente, pq o amor passa pelas suas fases, pq ele desloca, ele sera eterno a medida em que o casal souber se adaptar a essas mudancas, a medida que tiver sabedoria que o jeito como se ama hj nao podera ser como se amou ontem ou como vai amar amanha, devemos exigir viver da melhor forma o amor de hoje, o amor evolui e a carga de erotismo pode diminuir, pode modificar, pq as necessidades das pessoas vao se tornando outra tb, ele nao vai ser da mesma forma a vida inteira, por isso é um risco se casar com uma pessoa por quem vc tem apenas prazer sexual, e o dia que isso passar? o que vai sobrar pra vcs? a vida é como um baquete, é servida a entrada, o prato principal e a sobremesa... a sobremesa so vai ter graca dp de ter passado pelo processo do banquete, se queremos inverter o horario das coisas corremos o risco de nao apreciar o banquete... isso é tipico de quem sai do seminario, querer a satisfacao de um momento e nao ter a clareza de saber se aquela pessoa que esta trazendo pra sua vida tb sera realizadora no outros momentos, se sera favoravel ao amor, se vc for pensar o que lhe faz se apaixonar por uma pessoa vc vai descobrir onde vc presta mais atencao, onde vc enxerga as pessoas, as vezes um homem mto bonito é casado com uma mulher mto feia, o seu jeito de olhar é um foco maior no amor erotico, mas o foco dele é o amor filo, ele se identificou com a inteligencia dela, com a capacidade dela de ser diferente, experimentado uma generosidade com ela q nao tenha encontrado em outra pessoa, o amor erotico é importante mas nao é o principal, as coisas mudam, no inicio é todo dia, dp de vez em qdo e dp mto de vez em qdo... ... Entao primeiro aspecto preste atencao se o que vc admira é os tres aspectos ou só o desejo erotico, vc precisa se apaixonar pelo jeito que o outro ve o mundo, pq isso faz o amor durar, agora se vc acha que ainda nao consegue ter os tres elementos cuidado, pode ser uma experiencia desatrosa pra vc e com o outro, agora se vc ja esta vivendo essa experiencia descubra um jeito de olhar diferente, se vc quiser que seu marido seja igual a vida inteira vc vai destruir seu casamento, pq o ser humano muda e as mudancas devem fazer parte da vida de todos nos...!
Pe. Fabio falou se por acaso uma pessoa esta casada tem o amor filos, o amor agape pela esposa e de repente desenvolveu o amor erotico por uma outra pessoa, ai esta a origem de mtas decisoes erradas, vc se sentir atraido por outra pessoa é normal, basta ver alguem bonito, sentir um cheiro, agora td depende do encaminhamento q vc vai fazer daquilo que vc sentiu, se vc é uma pessoa responsavel ao amor do seu parceiro, vc vai saber controlar isso, agora se vc nao tem vinculo dentro da relacao vc vai dar margem a isso, mtas vezes as pessoas se separam pq vao atras do amor erotico, troca um relacionamento de anos, e vai viver com outra pessoas, pelo desejo... pq o afeto, ta la naquele casamento que vc deixou, e ai vc vai ter que pesar o que mais te realiza como pessoa, basta saber viver o tempo de passagem dele por vc, qto mais vc amplia o numero de amantes, maior sua dificuldade, cuidar de uma pessoa ser fiel da trabalho, mas tem suas recompensas... Leu um email de um garoto que nao se entende com o pai, gostaria de ter uma orientacao... Pai e Mae nao sao iguais dentro da paternidade e da maternidade, cada um tem sua caracteristica, existe uma biologia diferente, as caracteristicas se diferem, embora qto mais evoluida é uma pessoa maior sua capacidade de assimilar o que no outro é positivo... na mae identificamos uma especie de amor incondicional, toda mae ama o filho de maneira incondicional, um exemplo é mae de um assassino, para ela ele continua o mesmo garotinho, nao deixa de amar o filho por causa do crime que ele cometeu, é um amor ligado a estrutura materna, qdo vc tem a figura do pai, o amor do pai esta mais asssociado a uma forma de amar a partir de condicoes, ele ama mas a demonstracao desse amor esta associada ao respeito das regras q ele da dentro de casa, a crianca sabe que aquela aprovacao do pai vai depender daquilo que ele consegue fazer, por isso um amor condicional... Se vc pegar o testemunho das pessoas todos vao responder que se dao melhor com a mae, pq ela nao deixou de te amar por nada... por exemplo qdo vc tem um filho homossexual a mae acolhe, diferente do pai que leva tempo para acolher a ideia, ele sente que uma regra q ele estabeleceu nao aconteceu, é por isso que mtas vezes na experiencia do filho com o pai vc tenha esse entrave, um filho que é aprovado em tudo que faz corre o risco de ser uma pessoa totalmente sem referenciais, moralmente incorreta, pq ele foi amado incondicionalmente o tempo todo, ele nao precisou fazer sacrifico nenhum para receber o amor, o amor da mae nos traz confianca, mas o amor do pai nos disciplina, se vc é mae solteira, alguem vai desenvolver com seu filho a experiencia de amor condicional.. ... ja viu a experiencia de neto criado pelos avós, é complicado, eles deixam fazer tudo, amor de avô é incondicional e vc corre o risco de criar uma lacuna na personalidade dessa crianca, por isso essa mistura q vc tem dentro de casa é perfeita, abra os olhos do seu filho pra que ele identifique que a exigencia do pai é normal, ele precisa da dureza do pai sim, o pai deve saber a medida dessa dureza, a exigencia do pai é feita por amor, e nao apenas oposicao, lembre-se dos inumeros testemunhos do tipo: meu pai foi mto duro comigo mas td o que sou eu agradeco ao meu pai, ele nao deixou ser preguicoso, ser safado.. as vezes na tentativa de ajudar uma pessoa damos a ela um amor incondicional, ela vai ficar acomodada... é como adotar criancas, o maior desafio é vc entrar na estrutura desse amor, vc nao sabe qto ela foi amada, o que ela recebeu, ai esta o desafio, paternidade nao é apenas o papel biologico, tem que saber as regras e essa diferenciação do amor incondicional pro condicional é uma teoria que nao podemos esquecer, amor incondicional aceitamos o outro como ele é, e o amor condicional nos coloca regras pra que possamos crescer...
Leu outro email dizendo que ja errou tanto na vida que nao acredita que Deus é capaz de perdoar... Pe. Fabio falou que se vc entende as duas regras de amor acredita que Deus ama de maneira incondicional, mas que a salvacao passa pela condicao, qdo respeitamos pelas regras da vida, salvamos o mundo, o amor incondicional pelo rio que é bonito nao batsa, vc precisa cuidar, eu nao jogo lixo pq ele precisa sobreviver, e o rio sera gradecido pelo seu amor incondicional pelo respeito que vc tem por ele, nao adianta amar incondicionalmente alguem se vc nao o respeita.. ... a sua experiencia de salvacao passa, pq Deus te ama mesmo qdo faz td errado, Deus te espera mesmo qdo vc nao volta, mas aquilo que vc decide fazer passa pela condicao de regra de salvacao, e uma regra simples é o amor, a medida que nos nos amamos e amammos os outros o amor de Deus por nos se manifesta, deixa de ser teoria.. é o equilibrio que nos faz viver a experiencia bonita do amor...!
Leu um email sobre amizades... que a vida é assim, que decepcao vamos enfrentar sempre, o que nao podemos permitir é que aquela decepcao temporaria, seja definitiva, vc nao pode achar que todo mundo é falso pq uma pessoa foi falsa com vc, as vezes ficamos machucados a vida toda por causa de uma unica experiencia, o grande desafio qdo uma pessoa sofreu uma decepcao, é ela voltar a amar dp, pq ela comeca a enxergar todo mundo que vem pela frente do mesmo jeito que aquele que passou, nao generalize as realidades, existem pessoas que nos sao capazes de amar e ser fieis, e existem pessoas que nao sao, vc vai descobrir quem vale a pena vc trazer ao longo da sua vida e quem nao vale, nao tenha medo de fazer essa triagem na sua vida, ela é necessaria, de descobrir as pessoas que valem a pena ficar ao lado e assim vamos dando qualidades as relacoes, nao despreze o outro, mas reserve o direito de dizer quem é seu amigo... Existem coisas que pra nos é tao santo tao sagrado que o outro pode nos achar banal, se é sagrado deixa demorar um pouco mais dentro de vc, confie um pouco mais antes de contar sua particularidade aos outros... Se o outro nao me ama de verdade banaliza aquilo que eu sinto, amigo de verdade sabe que dentro de vc existe uma preciosidade que ng tem o direito de banalizar, as vezes so precisamos abrir os olhos pra perceber, temos pessoas preciosas ao nosso lado que nao percebemos... e vamos juntos na corda, na procissao da vida vamos seguindo, agradeco a Deus de poder dividir uma palavra que possa fazer bem ao seu coracao, que por ventura tem o poder de acordar o coracao, de consolar onde precisa ser consolado, de fazer acreditar naquilo que tinha esquecido, tem tanta coisa preciosa dentro de vc, e esse programa é um exercicio de recordar, abra os olhos pra descobrir o que esta dentro de ti e que vale a pena vir a tona...!
Fim... Deus abençoe a Todos...!!! | |
| | | regina Admin
| Assunto: Re: Programas 2007 Seg Ago 25, 2008 1:22 am | |
| RESUMO DO PROGRAMA - 18/10/2007 Música: Não Desista do Amor
Pe. Fabio começou o programa cantando a musica: "Não Desista do Amor" e falando da verdade muito dificil de ser compreendida, existem algumas verdades mais faceis de ser digeridas, da mesma forma como temos alimentos de facil digestão, cai no estamago e jaja estamos com fome novamente, existem palavras, conselhos, verdades que sao semelhantes aqueles alimentos que demoram mais a serem digeridos, alimentos rapidos te deixam mal alimentado, e aqueles alimentos q sao mais fobrosos facilitam a vida saudavel, pq demoram dentro de nós, demoram na corrente sanguinea, e tudo aquilo que é mais lento corre o risco de ser mais eficaz, pq acontece aos poucos... esta canção foi feita num momento de extrema dificuldade, num momento que a vida era dificil de ser digerida, numa realidade penosa e mesmo assim conseguir dizer nao desista do amor, nao desista de amar, isso é cristianismo, dor e alegria, que uma prepara a outra, uma pessoa é realmente feliz a medida que ela soube sofrer pelas causas q ela ama, e geralmente ela é mais demorada no momento que ela foi preparada no sofrimento, existem projetos que existem um preparo e pra chegar naquele resultado alegre que esperamos devemos demorar naquela preparação, existem pessoas que tem pressa e nessa pressa perdemos a redenção que ele pode nos trazer, o calvario de Jesus foi doloroso e lento e assim fez a ponte bonita do cristianismo... talvez hj vc possa estar vivendo as dificuldades, mas do outro lado esta Jesus com esperança subindo o calvário da vida, onde há sempre uma ressureição sendo preparada... Dizem que a cigarra pra cantar um dia precisa ficar um ano debaixo da terra, mas se aquilo que vivemos é profundo esse ano de espera é valido, pois a sabedoria da vida nos produz sempre o melhor resultado, desde que saibamos esperar... ... O que hj não combina com pressa? O que hj precisa ser olhado devagar? Mtas vezes olhamos depressa demais pras pessoas e corremos o risco de ver apenas a aparencia... um quadro só tem valor qdo ele traz a genialidade do artista e nos somos assim, uma moldura preciosa que mtas vezes escolhem a moldura errada, somos mto mais que uma moldura, podemos em algum momento ter errado e terem olhado pra nós e nao enxergado a pintura q somos, é o momento q nos transformam em faixada, e não desistir é chegar a conclusao que ja fomos a moldura errada mas nem por isso estamos condenados a acreditar na moldura que nos colocaram, o cristianismo é um convite a felicidade e ng pode ser feliz sem ser aquilo que é, não adianta falsidade, hipocrisia, mentira, errou na moldura não tem problema, o que importa é a pintura e a pintura só vc pode fazer o retoque...
Pe. Fabio leu um email sobre um rapaz que sempre sentiu preconceito na escola, na vida, por ser diferente fisicamente dos outros... e pe. Fabio respondeu que todas as vezes que estabelecemos relacoes sociais, um papel sustenta o outro, qdo ridicularizamos o outro percebemos que no momento em que rimos do outro um se alegra, tanto que nas relacoes familiares temos o bom e o mal sucedido e mtas vezes a vitima... é por isso que qdo falamos de relacionamentos precisamos aprofundar as relações, prestar atencao em como é que as pessoas me interpretam e como é que eu permito que elas me interpretam, uma coisa é ser ridicularizado e aceitar, outras vezes é ser ridicularizado pra ser aceito na sociedade, dentro de casa o tempo todo prestamos um papel social, mas precisamos tomar cuidado pra nao permitir q esse personagem vá adiante, e quem tem q mudar é diante de si mesmo, como vc se interpreta, como vc olha pra vc mesmo, vc nao deve levar o fardo de bobo da corte adiante, nao se torne prisioneiro daquilo que vc permitiu que fizesse de vc... ... Pe. Fabio falou que nas relacoes familiares o irmao fracassado é mantido por nós, cuidamos dele, damos aquilo que ele nao tem e acabamos mantendo o fracasso, como pai que bajula demais os filhos protegendo da vida, impedindo que ele cresça, assim vc cria um filho fracassado pq nao o cria pra vida, o cria pra ser dependente seu... precisamos identificar se aquilo que vivemos é o mais honesto q temos pra oferecer, e crescer tomar consciencia daquilo que se permitiu que fizessem com nos, quem tem que mudar o roteiro da vida somos nós, a mudanca tem que ser em si proprio e não nos outros...
Pe. Fabio respondeu um email sobre "praga" se praga pega e respondeu que tb ouviu algo a respeito num programa de televisão, e disse que isso é absolutamente um atentado a inteligencia, explicou que praga esta naquilo que vc permite, a maldição é uma realidade que vc permite que permaneça em vc, sobre o poder de uma realidade que vc permite estar em vc, como a preguica nao tem oração pra ficar menos preguicoso, e a origem da praga, da maldicao esta na palavra, como praga de mae pega, e praga é uma palavra q a mae disse e o filho encucou, uma palavra tem a duração do tempo que a gente permite em nós, ouviu algo desagradavel que te magoou profundamente, aquela palavra demora dentro de vc, alguem lhe ofendeu terrivelmente vc ta levando essas palavras em sua emocao, mas vc é que vai dizer qto tempo essa palavra vai demorar, uma palavra que foi de maldição, uma palavra maldita que gera destruição, depende de nos acreditar ou nao e isso é praga pq mina o que vc tem de melhor, e essa maldicao vai embora qdo vc substitui isso por uma visão positiva de si mesmo... ... existem pessoas que precisam ser reinauguradas, tem uma frase que diz "Se a sua manha esta falida, inaugure a sua tarde..." é hora de colocar uma nova informação naquilo que não prestou, aquilo que lhe disseram e vc acreditou, vc corre o risco que ela determine o que vc é, cale a palavra que lhe amaldiçoou, esqueça, nao seja inimigo de si mesma, nao va dormir, não leve pra cama o desaforo que lhe foi atribuido, vc é mto mais que aquilo que profanaram sobre vc...
Pe. Fabio recebeu um email sobre agencia de matrimonio e respondeu que particularmente nao importa a maneira como conhece a pessoa, o importante é conhecer de verdade... casamento e namoro ja é dificil na proximidade imagine na distancia, uma relacao só nos qualifica pra estar junto e assumir um compromisso pela vida toda a parti do momento q se conhece intimamente...
Pe. Fabio recebeu uma ligação de um rapaz de 26 anos chamado Daniel, e que esta se cuidando de um cancer, e que sente que sua fé esta abalada e pediu uma orientação... Pe. Fabio respondeu que temos a fé que gera resultado e a fé que gera coragem... qdo rezamos sempre corremos o risco de pedir a Deus o que queremos, e nem sempre o nosso pedido é sobre o que precisamos, e existem tantas coisas a serem curadas dentro de nos nesse processo doloroso, pq o cancer é mto a flor da pele, "contou que encontrou uma menina cheia de defeitos fisicos, nao tinha nenhum atrativo fisico, ela era toda atrofiada e qdo lhe abracou lhe disse padre nao se assuste nao sou infeliz, sou mto feliz pq os grandes defeitos que eu tenho todo mundo pode ver..." ... existem cancer que não mata, que nos destroi, e que podem ser curado aos poucos dentro do nosso coração, o maior desafio é descobrir o significado de tudo isso, e isso é fé, saber fazer a transposicao do que vc quer pra aquilo que vc precisa, ser capaz de viver a realidade de maneira heróica, com coragem, apesar de esbarrar nos limites da precariedade humana vc ainda busca um significado a mais, principalmente a partir desse momento que vc é capaz de assumir essa dificuldade... e mechendo com o coração de mta gente que esta saudavel sem acreditar em nada, tive um amigo que foi vencido pela batalha, e essa musica serve pra aqueles que ja desistiram, pra aqueles que precisam reacreditar e pra aqueles que estao desistindo sem razao, mtas vezes vc teria mil razoes pra desistir, mas vc quer uma fé maior, vc torna bendita a noite de mtas pessoas, o seu cancer, seu testemunho, sua palavra nesse momento toca o coracao de mtas pessoas, faz mtas pessoas serem curadas com aquilo q tem de mto mesquinho dentro de si...
Leu uma carta sobre um rapaz questionando o livre arbitrio... e pe. Fabio respondeu que escolher é a melhor resposta, a capacidade escolher entre uma realidade e outra, a palavra de Jesus é sempre proposta e vc diante da proposta feita vc escolhe, errar e acertar é exercer o livre arbitrio, é pode livremente escolher um caminho, o tempo todo fazemos escolhas, descobrimos por qual caminho vamos andar, pe. zezinho diz que não é estrada e sim uma seta que indica, essa é a sabedoria de ouvir aquele que viveu mais do que eu, a medida em que alguem desbrava os caminhos se torna mais facil caminhar por eles, a sagrada escritura diz o tempo todo, diante de nos Deus coloca a vida e a morte... qdo fazemos escolhas erradas as pessoas que estao ao nosso lado sofrem conosco, qdo vemos o pai e a mae reclamando, ele ta tentando orientar q esse caminho nao é o melhor, e quem ama de verdade não quer ver o outro sofrer, temos tantos problemas sociais, humanos, antropologicos, ligados a escolha, houve mtas mudancas que precisam ser analisadas, pra identificar que seja um pecado é preciso q tenha liberdade, mas mtas vezes as pessoas nao tem liberdade, nao conseguem escolher pq estao condicionadas e o mundo nao nos condiciona coisas boas, nos condiciona ao movimento mais facil mais simples, na vida competimos com 5% da humanidade o resto é mais ou menos, pq a regra desse mundo, dessa sociedade marcada pela solucao rapida, condiciona as pessoas a viverem do minimo e ai nos preparamos mais ou menos, uma pessoa é mais livre menos livre qdo é condicionada de uma maneira correta, ou vc foi condicionado pra ser um bom profissional ou um profissional mais ou menos, e essa vontade de lutar de ser o melhor esta na cultura das pessoas, em aceitar o caminho mais facil... é o caso da praga que mtas pessoas sao enganadas por pessoas que levam a palavra nisso, como existem religiao magica que diz q Deus faz tudo, Deus faz tudo mas conosco, precisamos trabalhar senao o resultado nao acontece, vc liga a tv ta la "aquele abdomem que vc sempre sonhou" nao existe magica, podem observar a tv esta o tempo todo nos dando solucoes magicas pra problemas que nao tem solucao magica... Pe. Fabio recebeu uma ligacao de alguem que sofre depressão e a dificuldade de entender alguem assim e respondeu que primeiramente deve se aliviar o coracao, parentesco nao significa vinculo, a gente ama a medida que temos vinculo, isso cada um na sua historia sabe particularmente, primeiro aspecto é fazer a busca, lembrar das cruzadas, resgatar o que é sagrado, trabalhar o vinculo com sua irma, enqto nao houver vinculo nao adianta, amor nao é cheque, ou vc tem ou nao tem, não adianta se forçar a ter amor, misericordia se nao tiver vinculo, e distinguir os problemas, precisamos saber ajudar as pessoas sabendo identificar o sofrimento, o sofrimento do outro não é o seu, passe um filtro naquilo que vc permite do outro que fica em vc, caminhe em busca do amor de verdade, ter um vinculo mas tb saber diferenciar, um dos aspectos mais interessantes da vida é a diferenciacao, que a situacao do outro nao é a sua, e estando bem diferenciado vc tem condicoes de ajudar...
Terminou o programa pedindo a todos que nao desistam da sua pintura, que pode precisar de retoque, mas reconheça, tenha a simplicidade e humildade de apresentar essa tela a si mesmo, e com a força de Deus ter condições de ajustar as cores que estao precisando de ajuste...
Fim...!!! | |
| | | regina Admin
| Assunto: Re: Programas 2007 Seg Ago 25, 2008 1:25 am | |
| RESUMO DO PROGRAMA - 25/10/2007 Musica: "Deus cuida de mim"
Pe. Fabio iniciou o programa cantando a musica: "Deus cuida de mim"... eu nao sei se pode existir algo mais doloroso na vida de uma pessoa que ela se sentir só, pq a vida só se torna suportavel a medida que podemos dividir o que vivemos, tudo que a gente divide tende a nos fazer crescer, pq a outra pessoa nos ajuda ver o outro lado, mtas vezes o sofrimento e fruto da solidao pq ela e o unico jeito de ver aquele problema, derrepente vc passa por uma grande dificuldade chega alguem e descobre um caminho pra gente resolver o problema, isso é a beleza da vida, qdo mudamos o jeito de ver aquele acontecimento, aquele fato, aquela pessoa, é a vida fazendo seus milagres atraves daqueles que chegam perto de nos, dividir o momento de solidao qdo o outro chega perto de nos, nos ajudando a interpretar aquilo que sozinho nao conseguimos, todas as religioes do mundo nao tem uma proposta a nao ser ajudar o outro a interpretar a vida, pra isso temos a sagrada escritura, que é uma cia a nos ajudar a interpretar a nossa vida, qtas vezes vc abriu a biblia e aquela palavra trouxe luz para o momento que vc estava, Deus cuida de nos e é a partir dessa certeza que comecamos hj, aprendendo um pouco mais sobre Deus... por exemplo o que é um pedagogo? aquele que segura pela mao da crianca e a leva pra descobrir o mundo, se vc confia seu filho a um pedagogo, a um professor vc precisa conhece-lo melhor, pq a partir do momento que vc o conhece melhor vc confia a vida do seu filho nas maos deles, a vida com Deus é o mesmo, qto mais o conhecemos mais confiamos nele, por isso que hj, amanha todos os dias, precisamos mergulhar no misterio de Deus, para que possamos conhece-lo, para que possamos confiar na sua palavra... ... so confiamos na palavra de alguem que tivemos uma experiencia com ela, vc nao confia na palavra de um desconhecido, agora se vc conhece o carater, a indole, vc vai colocar confianca naquela pessoa, pq o conhecimento lhe mostra se vc pode confiar ou nao, hj mesmo Deus preparou mtas coisas pra vc e vc so precisa se perguntar como vc viveu essa vida que lhe foi confiada, esse é um programa de perguntas e respostas, como vivemos hj, como deixamos que Deus cuidasse de nos, sera que confiamos em sua proteção ou sera que caimos naquela vida sem conteudo, mtas vezes sem significado, esse e o programa Direção Espiritual que quer ajudar a todos conhecer o misterio do coração de Jesus, sem medo de demonstrar que Deus é nosso aprendizado de todo instante e o programa é uma maneira de aprender juntos.
Recebeu um email sobre um menino que trabalha na paroquia desde adolescente, e se sente descrente perante aos que trabalham na igreja... Pe. Fabio respondeu que todas as vezes que trabalhamos dentro da igreja precisa crescer dentro de nos que Deus nao precisa de nos, mas no momento em que nos colocamos pra fazer um trabalho dentro da igreja, vivemos uma mistica crista que tem que prevalecer, o mais importante nao é o que eu faco pra Deus, mas o que Deus faz em mim qdo eu faço alguma coisa por ele, se estao disputando precisam descobrir o que elas permitem que Deus faça por elas, o nosso trabalho na igreja é uma desculpa que Deus tem pra ele realizar algo em nos, o trabalho que nos fazemos é relativo, nao importa, o que importa é a oportunidade que Deus tem de trabalhar no coracao da pessoa q ta servindo... Contou uma experiencia que teve com um rapaz, e pediu pra ele sair do cargo, que estava destruindo sua vida, virou um homem com magoas, rancor, e o trabalho dentro da igreja tem que ser pra nossa evangelização, nao podemos realizar um trabalho para o outro, no momento que fazemos ao outro Deus faz em nós, o tribalismo faz parte da raça humana, como que as tribos se organizavam no passado? a partir daquilo que elas tinham em comum, todo aquele que era de uma tribo diferente era inimigo, pq falatava inteligencia pra identificar que nem sempre o diferente e nosso inimigo, por exemplo qdo temos uma guerra ou matamos aquele que é diferente de nos, nos voltamos la atras, qdo desprezamos alguem que acredita diferente de nos, e precisamos tomar um cuidado mto grande pra que nao tragamos essa mentalidade tribal dentro da igreja, dentro da igreja precisamos viver o aperfeicoamento humano, nao podemos ver o outro como inimigo, os padres mesmo tem ciumes um dos outros, qdo vemos um padre recebendo um companheiro de trabalho, que atrai os fieis para sua igreja agradeca a Deus, viva essa diferenca de maneira saudavel, valorize aquilo que vc tem como valor, como coisa brilhante sobre vc, cuidado para nao cultivar os cultos de exterioridade, aquilo que era apenas aparencia, Jesus chamou as pessoas de sepulcro caiado esta feio por dentro e por fora mantem a aparencia, nao se preocupe com aquilo que vc faz dentro da igreja, mas se preocupe com aquilo que Deus realiza dentro de vc. Recebeu outro email sobre um relacionamento que esta enrolado, onde o rapaz nao quer compromisso... Pe. Fabio respondeu que a decisao de afasta-lo ou continuar esse relacionamento so ela pode decidir... porem toda vez que uma relacao humana gera mal estar, se incomoda, significa que dentro de vc tem um mal estar, tome cuidado, mal estar é a ant-sala do sofrimento, esse é o memento exato de vc romper esse relacionamento, existem situacoes que entram em nossa vida que num primeiro momento a gente é neutro, derrepente vemos que a situacao ja criou um mal estar, o mal estar indica que viveremos um processo doloroso de sofrimento, e qdo a gente sofre é pq ja se instalou a dependencia, e ai fica mto mais dificil de tomar uma decisao, isso e mto comum naqueles namoros que vao e voltam, nao terminam pq tem medo de sofrer, mas elas tem medo do rompimento, pq um dia na ocasiao do mal estar ela nao soube tomar a decisao... as vezes somos assim uma situacao nos provoca mal estar e deixamos evoluir, o mundo afetivo e semelhante ao mundo biologico, qdo desenvolvemos uma doenca o primeiro sintoma é o mal estar que esta ligado ao nao funcionamento correto daquele orgao, se vc nao cuida vc pode ter uma surpresa desagradavel e nao ter chances de cura, pq no momento do mal estar faltou a procura do medico e afetivamente é a mesma coisa, seja um namoro, uma casamento, uma amizade, se vc identifica um mal estar e vc nao busca a cura vc vai sofrer dobrado pq nao soube tomar a decisao na hora certa, é como educar filho, se vc deixa a decisao de lado, vc corre o risco de chorar dp pq nao educou na hora certa, ou vc age na hora do mal estar ou vai ter que agir no sofrimento, e o sofrimento é mto mais profundo que o mal estar, portanto a decisao é sua, vc ve o que vale a pena, cuidar do mal estar ou chegar ao sofrimento. Recebeu um email falando sobre a universidade... e falou que uma pessoa que nao faz faculdade no dia de hj se sente inferior, faculdade virou negocio, mtas nao tem nem qualidade de ensino, e por outro lado perdemos de vista os cursos tecnicos, e nas empresas faltam profissionais especializados, pq falta gente apropriada, entao vc que se massacra fazendo curso que nao gosta por causa de uma situacao financeira favoravel é uma injustica consigo mesma, investir numa realidade que ela nao vai ser feliz, isso é um discernimento pra que ng faça um curso que nao gosta so pra cumprir um papel, isso me lembra da reforma protestante, a sociologia fez uma analise reagindo diante da igreja, e percebeu que diante do ser humano nao ha mto recurso, o negocio é sofrer, fazer sacrificio, e existem mtas pessoas aprisionadas na inverdade que pra ser feliz tem q sofrer, a vida exige sacrificios, mas nao sofrimento diario, se vc chega a conclusao que algo nao he realiza, parte pra outra, vc nao tem que se condenar a viver um papel que nao foi escrito pra vc, mto melhor ganharmos menos e ser feliz do que ser reconhecido e estabilidade e viver infeliz. Recebeu uma ligacao de uma pessoa que esta triste, pois a sobrinha teve um derrame e agora acusou um tumor, e que estao sem saida, pediu uma orientação... Pe. Fabio respondeu queo tempo todo esbarramos na vida com situações que nao depende da noss acao, uma coisa é ter um fato que podemos modificar, qdo nao temos a oportunidade de agir como agora, somos convidados a viver um espirito de recolhimento que nos mostra o limite, a gente ter que esbarrar no limite da gente, qdo sabemos que se pudessemos modificariamos a situação, mas no momento q esbarramos no limite de nao poder fazer, temos q descobrir uma maneira de lidar com aquilo, de conviver com aquilo que lhe resta, é interessante que na doenca do Robson ele encontrou a mae dele sorrindo e perguntou pq tanta alegria e ela disse pq ele comeu uma fatia de mamao, isso nao é nada, nao ha uma novidade nisso, agora qdo esta passando por uma dificuldade comer uma fatia de mamao é extraordinario, é a vida encostando no limite, qdo a pessoa esta saudavel nem sequer percebemos a graca e a alegria de comer uma fatia de mamao, mas qdo o limite nos encosta, temos que desocbrir a alegria no minimo, esse é o momento de sermos felizes com a vida que temos, ainda com os medos, receios, viver ao lado dela sem pensar na morte, mas pensando na vida agora, pq se olhar pra ela pensando na morte se angustia tanto a ponto de cegar pra ver a alegria presente, ela esta viva e ainda pode passar por mtas coisas, e o mais bonito é que mesmo na difucldade é o momento de amar como se fosse o ultimo dia, de apreciar as pequenas coisas, descobrir que nessa efermidade todos sao convidados a crescer, qdo nao podemos modificar o fato que o fato me modifique, é um jeito de fazer justica a quem esta ao meu lado, mtas vezes so me alegro com aquilo que é grandioso, mas no momento que a vida se esbarra no limite apreciamos a beleza da vida... Qtas vezes vc bebeu agua, pode ser que vc tenha feito isso sem celebracao nenhuma, pode ser que comer, viver, deitar dormir, nao tenha celebracao pq vc se acostumou, eu penso que precisamos o tempo todo retomar o valor de pequenas coisas, de beber agua e pensar que vc poderia estar doente impossibilitado, qtas pessoas hj no mundo inteiro tiveram vontade de beber agua e nao puderam, qtas pessoas tiveram que ao inves de beber agua umedecer os labios com algodao, perdemos o valor precioso das pequenas coisas e as vezes os acontecimentos tragicos acontecem em nos pra que a gente acorde, qtos avioes decolaram, ng fala, o que acontece de bom nao e noticia, qtas pessoas tiveram seus destinos felizes, mas no momento que cai uma aeronave os noticiarios so falam disso, pq tudo esta em volta do que é tragico, e um jeito estranho de deixar de celebrar o que deu certo, mtas vezes so olhamos aquilo que deu errado, ultimamente tenho pedido a Deus a graça de celebrar as coisas boas, essa semana viveu a morte da Suelen, e descobriu o qto aquela menina descobriu o valor das pequenas coisas, ela cresceu, no momento que estamos limitados, comecamos a olhar para as pessoas e coisas de um jeito diferente, esse é o aprendizado de todo dia toda hora, o tempo todo precisamos organizar espaço, no momento da doenca de tudo aquilo que esta desarrumado dentro de nos, qdo estamos triste nos vestimos de maneira mais bonita, ja q to machucado vou vestir uma roupa bonita hj, um jeito de estabelecer harmonia entre a materia e o espirito, um quarto desarrumado a harmonia ja foi embora, tanto que dizem que em N.Y a prefeitura reformou as janelas e pintou os trens e por incrivel que pareca a violencia diminuiu, criou-se um cuidado com aquilo que repercutiu, um jeito bonito de reformar o mundo é arrumando o armario, dando uma geral no quarto, tire os escessos pra q a gente se harmonise um pouco mais. Q Deus nos conceda a graca em estabelecer a harmonia entre materia e espirito e nos de a graca de cuidar ainda mais.
FIM.. Deus abençoe | |
| | | regina Admin
| Assunto: Re: Programas 2007 Seg Ago 25, 2008 1:28 am | |
| RESUMO DO PROGRAMA - 01/11/2007 Musica: "Contrários"
Pe. Fabio iniciou o programa cantando a musica: "Contrários"... cada vez mais eu me convenco que se hj pudesse modificar algo, com radicalidade, se pudesse escolher apenas uma mudanca, um unico favor, eu pediria a Jesus que mudasse o meu jeito de ver as coisas, eu pediria a ele que me ajudasse a enxergar as pessoas de maneira diferente, pq qdo Deus modifica nosso jeito de enxergar tudo fica diferente, nossos olhos sao os os filtros das realidades, tudo aquilo que enxergamos no mundo, esta no nosso jeito de enxergar , mtas vezes a minha incapacidade de entender a vida esta na maneira de olhar certo, talvez nossos erros comecem nao nas atitudes mas na maneira que olhamos, erramos na maneira que olhamos pro outro, e a medida que vamos corrigindo nossa maneira de olhar, que retiramos os filtros de ver o mundo de um jeito mais claro, e colocamos em nos as lentes do cristianismo pra que possamos ver com mais clareza tudo vai ficar diferente em nos.. essa semana vi mto sofrimento e no meio de tanto sofrimento, ele se torna maior qdo olhamos errado pra ele, é como ter a possibilidade de olhar um lugar bonito mas so prendermos os olhos em seus defeitos, um jeito stranho de olhar pra vida, pode ser que na vida vc precise modificar seu jeito de olhar pras coisas, mtas vezes nao sao as psssoas que precisam mudar, e sim nos, tirando os preconceitos dos quais os olhos sao portadores, tirando a nossa arrogancia no jeito de olhar, mtas vezes nao percebemos as pessoas como elas sao pq olhamos pra ela da forma que imaginamos, sao pequenas mudancas que fazem diferenca em nossas vidas qdo encaramos com responabilidade, e entao parar de reclamar, a gente comeca a ver a vida com simplicidade paciencia, pq olhamos de um jeito diferente, pq todos os dias enfrentamos situacoes dificeis e se a gente nao souber olhar de um jeito certo corremos o risco de cair na lama, no pessimismo, o pessimista sempre olha achando q nunca vai dar certo, tudo depende da maneira como a gente olha pras coisas e pras pessoas... ... o que mais fascina em Jesus nao e tanto seus gestos, sua capacidade de ressuscitar, mas o que mais fascina em Jesus sao as historias contadas, que demonstram que jesus tinha um olhar penetrante, diferente dos outros olhares, enxergou o ser humano de jeito diferente, a momentos belissimos que vc identifica que a forca dele esta na maneira q ele olha pras pessoas, o olhar de jesus nao era preconceituoso, jesus nao estava preocupado com o que haviam feito, mas sim com o presente e futuro, passado nao serve pra nada, só pra incomodar, mas se a gente lanca um olhar positivo sobre o passado ele entao vai nos ensinar, como é que vc olha pro seu passado? pra retirar dele condenacao ou pra tirar dele aprendizado, como vc olhou pro seu dia hj, vc tirou o que tinha de pior ou de melhor, hj vc escolhe o que vc vai fazer com td aquilo que vc viveu, momento de decidir onde vc vai colocar sua atencao, se vc quiser seguir Jesus, vc vai olhar pra td aquilo que vc viveu como uma fonte de virtude e nao como fonte de castigo, Deus nos quer arrependidos e prontos pra viver a vitoria que nos espera... Um email sobre a Filosofia Drala (alem do inimigo) que diz que cada vez que mantemos um ambiente harmonioso, as paredes limpas, eles chamam isso de Drala que significa manter o inimigo longe, todas as vezes que buscamos a harmonia do nosso espaco exterior, de alguma forma buscamos o espaço interior, por exemplo todos jantaram e a louça ficou tudo pro outro dia, aquilo no outro dia da mal estar, e o Drala é qdo vc consegue construir um espaco harmonico que tem o poder de influenciar a vida das pessoas, deu exemplo da cidade de NY que diminuiu a violencia por manter o metro pintado em bom estado... Falou que ele mesmo tem alguns toques, de buscar um espaco organizado pra que se sinta bem onde esta... Que admira mto as casas religiosas femininas, que sao mto harmoniosas, deixam o espaço aconchegante, que a sensibilidade feminina ja indica isso e particularmente isso acontece em nossas vida, qdo criamos um espaco organizado vivemos com qualidade, isso é Drala, alem do inimigo, vc criou um espaco que ficou alem de td aquilo que poderia se um inimigo naquele momento, qto mais limpo o ambiente maior a facilidade de dormir, qto mais harmonico melhor, qdo morava no conventinho o sono era ruim pq o meu computador ficava do lado da minha cama, pq nao separava o descanso do trabalho, mtas vezes vc esta cansado, estressado e diz que trabalha demais, mas pode ser que o espaco esteja desorganizado demais, as vezes estamos tao desorganizados que nao entendemos a desordem, coisas simples que as vezes nao botamos atencao, faz bem peder 5 minutos e deixar o ambiente harmonioso pra que vc se sinta bem dentro dele, crie um ambiente favoravel... ... citou o livro que vai publicar, e que um jantar pode ser o momento de matar a fome, agora resgatar o gesto poetico do jantar é sentar a mesa tomar um bom vinho, conversar, olhar um pro outro, fome nao é so alimento, temos fome de companhia, beleza, amizade, e nesses momentos nos alimentamos um do outro se sentando junto, conversando ao longo da refeição, criando um ambiente de Drala, a gente pode ate nao ter dinheiro, mas pobre nao podemos ser, pobreza é defeito, é de espirito, que em sua casa comia em pratos esmaltados, cada um conhecia o seu e com mta simplicidade ao redor do fogao de lenha, e tudo isso carregado de gesto poetico, cada vez que vivemos a vida bem em familia, estamos alimentando nao apenas a fome de pao, mas um ambiente favoravel pra conversa, partilha, e as vezes escutamos o que o outro nao falou, basta olhar diferente, e qdo organizamos o nosso ambiente, todos tem a ganhar com isso.. Leu um email sobre uma pessoa que perdeu o pai e gostaria de um aconselhamento... morte é processo biologico, tudo que é vivo morre, a vida ja é um processo constante, qdo vc inspira vc vive, qdo expira vc morre, nos precisamos aprender a lidar melhor com a morte, temos uma cultura que dificulta nossas relacoes com a morte, os orientais estao um pouco alem, pq construiram uma cultura que lidam melhor, precisamos viver o tempo todo na experiencia de amar o outro de querer o bem, mas tendo um espaco de saber que aquela pessoa nao e nossa, e toda vez que essbarramos na morte de alguem esbarramos no limite do outro continuar vivo, qdo alguem morre e a gente chora, nao choramos por causa do outro, a gente fica é com pena da gente mesmo, pq se vc analisar com frieza o outro nao tem mais sofrimento, se vc chora pelo mal estar que vc esta sentido, todo nosso choro esta ligado as nossas causas e nao ao outro que se foi, eu maltratei demais uma pessoa e ela nao esta aqi pra pedir perdao, entao mtas vezes um jeito interessante é identificar que mto dos nosso sofrimentos é nosso, se entendemos a morte do outro como descanso e que ele esta numa situacao melhor que a nossa vamos viver melhor, e a morte do outro é uma demonstração do seu limite tb, dele e seu pq vc nao pode impedir que ele va embora...
Leu outro email se existe proibicao com tratamentos homeopaticos... e que tratamento homeopatico é diferenciado, com medicamentos naturais, o que precisa e fazer o tratamento certo pra aquilo que a gente tem, que vai responder as necessidades do nosso organismo, a homeopatia requer disciplina e comprovadamente saudavel. Leu outro email falando que tem passado por alterações de humor e nao sabe como agir... Pe. Fabio respondeu que essas alteracoes de humor estao ligadas a algum processo que mtas vezes nao e consciente, ou ate mesmo uma desordem quimica, qdo a gente nao consegue organizar o nosso mundo particular de alguma maneira jogamos ele pra fora, e isso nao significa apenas coisas ruins nao, qdo vc fica feliz demais vc nao guarda a alegria, a alegria nao foi feita pra viver sozinha e tristeza tb nao, vc pode pegar o telefone de madrugada e acordar todo mundo, e as variacoes de humor sao assim, jogamos a alegria pra fora, passa alguns minutos jogamos a tristeza e isso nao pode fazer parte de nos, podemos ter caracteristicas basicas, mas cuidado, digamos que vc tem uma facilidade de se irritar entao tente harmonizar isso pra que vc nao se torne uma pessoa impulsiva, e machuque as pessoas, essas variacoes de humor podem estar ligadas a algum problema que vc esteja enfrentando, ligada ao jeito que vc esta conduzindo sua vida, a hora que vc dorme, levanta, nao dando espaco pro descanso, pois qdo temos uma vida irregular temos que organizar o nosso modo de ser pra nao sair machucando as pessoas, todo mundo precisa ter seu momento de buscar a harmonia necessaria, mtas vezes a falta de auto conhecimento e triste, pq qdo nao nos conhecemos tb nao nos corrigimos, como vc identifica um defeito se vc nao conhece, se vc nao coloca atencao no defeito que tem, o auto conhecimento nos mostra como lidar com nos mesmos, mtas vezes a dificuldade de lidar com os outros e pq ainda nao sabe conviver com vc, o ser humano tem um estatuto interior, se vc nao leu esse estatuto vc nao vai saber lidar com vc mesmo, se vc compra uma batedeira de bolo e nao le o manual de intrucao vc corre o risco de nao fazer bolo nenhum... qdo era pequeno pedia pra fazer um exame de consciencia, achava aquela palavra dificil e entende-la mto mais, ate q o dia q sua mae explicou que consciencia é uma voz de Deus dentro de nos, dizendo o que é certo ou errado... e o manual de Deus é vc nunca ir dormir sem pensar em td aquilo que foi relevante no seu dia, o encontro com aquela pessoa, td que vc examina antes de dormir é um jeito q vc tem de ascender luzes sobre sua vida, de descobrir, sera que hj eu fui o ser humano que eu poderia ter sido, o meu esforco todos os dias e nao deixar que meus defeitos sejam maiores que minhas qualidades, como vou viver para q esses defeitos nao prevalecam? no momento de fazer meu exame de consciencia, se eu percebi que hj fui agressivo, mal educado, vou colocar minha atencao pra que amanha eu nao haja da mesma forma como agi hj, como vc neutraliza sua raiva, o mal estar diante de alguem, vou assumir isso, se ela provoca mal estar eu nao vou permitir que isso prevaleça, vou tratar com simplicidade, e assim fazer ir por terra, aprender a lidar com o que sente, cada vez que nos encontramos com uma pessoa construimos uma terceira pessoa, e o que faz gostar do outro é o que derrama de mim e o que derrama do outro, por isso existem pessoas que nos fazem tao bem, isso é simpatia que vem da empatia, facilidade de querer o outro perto e qdo eu tenho uma empatia, uma aversao, é que eu nao estou gostando do nó que foi feito, e o que vc na verdade nao gosta é o que ela faz derramar de vc, e essas sao as regras que fazem com que a gente tenha a capacidade de nos conhecer e qdo prestamos atencao nisso vivemos com mais qualidade, e isso pode ser modificado, superando a empatia, caminhando ate mesmo para se tornar amigo daquela pessoa, qtas pessoas vc pode dizer que hj sao seus melhores amigos, mas que no inicio viveu um processo de empatia mas que foi superado, as vezes perdemos tempo demais na vida com aquilo que imaginamos e achamos que é a verdade... Que hj Deus nos de a graca de encontrar as pessoas com mais simplicidade.
FIM... Deus abençoe a todos! | |
| | | regina Admin
| Assunto: Re: Programas 2007 Seg Ago 25, 2008 1:30 am | |
| RESUMO DO PROGRAMA - 08/11/2007 Musica: "Ao Coração"
Pe. Fabio iniciou o programa cantando a musica: "Ao Coração"... e Toda vez que nós nos culpamos por alguma coisa, paralisamos nosso processo humano, culpa é um processo de neurose em nós, que em vez de nos mover pra consertar aquilo que fizemos de errado, ela nos move ao sofrimento, toda vez que vc se culpa vc se trava, se impede de ir além, o arrependimento é diferente da culpa pq nos move pra fazer algo em relação daquilo que fizemos de errado, se estou culpado, eu posso ficar paralisado pro resto da vida, me retirando a auto estima, num lugar estranho dentro de mim como uma prisao, diferente do arrependimento que sao janelas que se abrem pra gente ver a vida de um jeito diferente, qdo vc se sentiu culpado vc se sentiu destruido, mas qdo se sentiu arrependido vc sentiu vontade de fazer a diferenca no mundo, de mudar, qdo eu me culpo eu corro o risco de me amargurar, e qdo me arrependo eu corro pra consertar o erro, é como alguem que esta na prisao, ela nao tem como modificar o que ela fez ali preso, diferente se quem sabe conseguissemos fazer aquela pessoa em vez de culpada, se sentir arrependida em algum outro lugar q mostre a oportunidade de refazer a vida, é assim com os drogados, se ele ficar se amargurando ele nao vai sair disso, agora se conduzi-lo a um processo de arrependimento, ele vai viver diferente, pq o arrependimento é processo de Deus na vida humana, e a culpa é um processo diabolico, e Jesus ja dizia de maneira bonita que o Diabo é o pai da acusação, e a palavra de Jesus que o seu ensinamento nao é pra trazer condenacao ao ser humano, e se algum momento a igreja culpou, nao queremos mais isso, queremos a clareza, pra entender que o processo de Jesus em nos é a misericordia, Deus é amor, nao queremos ser quem traz a noticia desagradavel que estamos condenados, o discurso tem que ser pra mecher com a consciencia, pra que vc se sinta arrependido... ... pode ser que vc tenha sido educado num sistema opressor onde a culpa é necessaria, mas a carta de sao paulo aos galatas é uma traducao perfeita, que é a liberdade, Deus quer liberdade pra nós, ser livre, e nenhum ser humano pode ser livre se sentindo culpado, diferente do arrependimento que nos faz buscar, quem sabe hj vc consiga retirar do coracao todo o processo de culpa, fez algo errado, nao deixe de dormir se sentindo culpado, va dormir arrependido, pq o arrependimento é o primeiro passo do perdao, cada vez que machucamos alguem, de alguma forma ja comecamos a perdoar, o perdao que damos a nos mesmos e o perdao que damos ao outro, perdoar a nós mesmo por ter nos deixado levar, e ser capaz de olhar pro outro e entender a sua fraqueza.
Leu um Email sobre como seguir tudo o que diz a Biblia... Pe. Fabio respondeu que toda vez que temos a palavra de Deus, temos q ter a convicção que é um livro escrito por pessoas que Deus nos revelou, nós nao podemos entender o texto fora do contexto, toda vez q vc ler a Biblia, procure saber em que contexto ele foi escrito, geralmente prestar atencao a nota de rodapé, que é uma explicacao a mais pra nos ajudar a entender melhor o texto, precisamos saber a quem esta destinada aquela msg, um exemplo é o apocalipse, cheio de imagens e figuras que falam do fim do mundo, que mto em breve toda essa realidade humana sera derrubada, e se vc analisa o apocalipse ao pé da letra vc ja esta errando, com esse tempo desenrolando, compreendemos que o apocalipse ele foi escrito a uma comunidade especifica dos romanos, que todas essas figuras se referem ao imperio romano, para demonstrar que a força do evangelho era capaz de tudo, só que agora podemos ler diferente, o imperio romano ja caiu, os cristaos sao livres, nao vivemos mais sobre as opressoes do imperio, mas estamos o tempo todo vivendo sobre filosofias atéias, a pena de morte, o aborto, uma serie de realidades contrarias, entao os imperios que precisam cair por terra hj sao esses... ... a desonestidade, onde os ricos oprimem os pobres, estamos no mesmo contexto do apocalipse, e uma forma de vc ler o apocalipse e ele lhe ajudar, é vc vendo quais os imperios que precisam cair no seu coracao, ser cristao nao é ir ao culto, a missa, isso nao é garantia de salvacao, o verdadeiro seguidor adorara em espirito e verdade, onde estiver o reino de Deus, se eu sou cristao eu nao posso ser mais um propagador da desonestidade, pq assumi um compromisso de ser cristao, dou um testemunho que sou seguidor de Jesus, cada vez que arquiteto uma maldade estou legitimando o poder dos imperios do apocalipse em mim, eu sou um territorio sagrado mas se vc se descuida vc se torna diabolico, entao qdo vc vai ler, vc precisa ver que foi pra um tempo, o contexto daquela epoca é diferente de hj mas a palavra continua falando a vc, por isso ela é sagrada... e pq ela é sagrada? mesmo que mude o contexto ela continua nos movendo, so precisamos ter honestidade pra nao nos desprendermos das palavras de Deus, se em algum momento a palavra for interpretada na contradicao da palavra de Jesus estamos equivocados, se vc escuta algum pastor, padre, leigo, que vai contrario aquilo que Jesus ensinou, ele esta sendo desonesto, pq Jesus é o ponto alto da salvacao, todas as historias estao sempre a servico de mostrar a presenca de Deus na historia, ele plenifica o significado de td aquilo que ja havia escrito, contado, por isso ele é criterio da verdade, por isso se vc acha dificil compreender a Biblia, va pelo lugar mais simples, mergulhe nos evangelhos, saiba de coracao o que Jesus pensava, e se vc de fato tiver o jeito de falar, de entender, de Jesus, vc mesmo vai saber o que é equivoco, e o que nao é, e assim crescer com ela... Leu outro email perguntando se Deus castiga qdo alguem faz algo de mal ao proximo... e Pe. Fabio respondeu que castigo foi uma ideia cravada no contexto religioso, é uma visao de Deus, uma leitura que fez parte de um tempo, mas que hj ja esta superada, pq contradiz a misericordia de Jesus, Jesus em nenhum momento falou de castigo, ele falou de consequencia, uma coisa é ser castigado, outra coisa é vc assumir as consequencias do erro que vc cometeu, há uma lei natural do processo da vida que todas aqulas pessoas que buscam o mal, um dia sera vitima dele, há uma forma interessante de ver o Diabo no mundo, Diabolico é tudo aquilo que corta, distancia, e todas as vezes que fazemos opcoes por coisas ruins, estamos abrindo brechas pra maldade entrar no coracao, precisamos fazer um esforco de o tempo todo querermos o bem do outro, o que vai acontecer se eu fizer a opcao do mal? eu vou permitir que isso venha morar dentro de mim, toda pessoa que alimenta o mal um dia adoece, o corpo somatiza todo o mal que cometemos, a primeira pessoa a ouvir a palavra feia é vc, nao é o outro, a primeira pessoa ouvir o grito é vc e nao o outro... comentou que por causa das viagens, da correria que tem vivido, tem trazido um deficit pra ele, que embora seja sua missao como padre, qdo trabalha d+ é ação ruim, qdo vc desgasta demais vc ta sendo contrario a vc, mais cedo ou mais tarde o corpo reage, volta contra vc td aquilo que vc fez, o mesmo é a maldade, as vezes a irritabilidade esta a flor da pele, as vezes tem se explodido com pessoas que ama, que nao merecem, e escutou de uma pessoa que ama mto: "cuidado pq vc esta se transformando num homem solitario" e é verdade, mtas vezes nao tem condicoes de fazer o coracao vir pra fora, entendo como uma consequencia, construir a solidao é nao ter tempo de ter laços fecundos, é um jeito de viver gerando um jeito de ser, sempre que deixamos a maldade tomar conta de nos, trazemos consequencias que um dia mais tarde florirão, precisamos tomar cuidado pra nao legitimar o mal no mundo pelas atitudes. Leu outro email questionando pq sofre por amor... Pe. Fabio respondeu que vc sofre pq a pessoa nao corresponde, que é terrivel, dor de cotovelo todo mundo ja teve na vida, se lembra de qdo era adolescente, vc sofre, chora, primeira coisa que precisa tomar cuidado, que o que alimenta esse sentimento é a impossibilidade, qto mais dificil mais seduzido vc se sente, isso é vontade de ganhar... é como roupa na vitrine, é sempre bonita e qdo vc veste nao fica boa, pq o manequim é perfeito, e o amor impossivel é semelhante a roupa na vitrine, ele sobrevive de vc imaginar, qto mais vc idealiza o processo de estar com aquela pessoa maior o sofrimento, Lacan ja dizia que o maior de todos os desejos é ser desejado, entao cuidado, o amor qdo é amor de verdade, vc tem uma facilidade de libertar o outro, por mais que eu goste de vc, vc nao corresponde eu deixo ir embora, agora se é fixação vc vai passar a vida inteira imaginando ter aquela pessoa, entao vc sofre tanto pq talvez nao seja amor, apenas uma idealizacao que vc fez da outra pessoa, é aquela frase: eu sei quem eu sou, os outros me imaginam... e as vezes nos apaixonamos nao pelo que o outro é, mas pelo que imaginamos que ele é... o sofrimento é diminuido no momento que a gente consegue racionalizar, eu perdi o meu relogio, qdo eu consigo racionalizar que relogios vao e vem, nao sou a unica pessoa que perdeu, vc comeca trazer argumentos e coloca o relogio no lugar certo dentro de vc, as vezes sofremos demais pq nao conseguimos racionalizar, se vc esta mto apaixonado por alguem, preste atencao nos defeitos, pq essa paixao avassaladora nao deixa ver defeitos, e qdo chega a realidade mtas vezes vem um sofrimento terrivel, pq a realidade nao condiz com aquilo que vc havia sonhado. Leu outro email sobre uma mulher que sofre Violencia num relacionamento... Pe. Fabio respondeu que toda vez que temos um desrespeito dentro das relacoes, precisamos assumir o papel, qdo somos desrespeitadas de alguma forma nós autorizamos o desrespeito, as pessoas desrespeitadas autorizam aquele pela primeira vez, se uma pessoa grita uma vez com vc e vc nao fala nada e vc nao diz que incomoda, é possivel que ela grite a vida inteira, pq vc nunca revelou a ela que aquele grito lhe incomodava, vc nao tomou a atitude na hora certa, qdo uma pessoa te da um tapa e vc aceita aquele tapa, vc ta autorizando que seu marido se torne um agressor, vc nao pode passar isso calada, cada vez que vc oculta vc da plenos poderes a ele pra que continue praticando o ato, comece a pensar qtas pessoas ja lhe ofendeu com palavras, filho que grita com a mae, e autoridade nao é gritar é dizer que é mae e merece respeito, pq se vc nao contorce essa situação, se nao coloca no lugar certo daqui a pouco ele ta mandando em vc, tem mtos filhos carinha de anjo que agem de maneiras terriveis, pq estao criando dentro deles um espirito de autoridade que um dia vai desencadear, entao e preciso que o tempo todo joguemos luz nos relacionamentos, sera que nao estamos autorizando os agressores, entregando a eles a possibilidade deles fazerem o que quer conosco... ... Falou que as vezes tem fama de nao gostar de tirar foto, qdo uma pessoa faz da fotografia o mais importante, mais importante que aquilo que ele pregou, se sente objeto do outro, o corpo é um limite que precisa ser respeitado, vc na sua vida estabelece os seus limites, vc nao é objeto, se vc cair na multidao e essa multidao se sentir no direito de colocar a mao em vc, para com isso, o fato de ser uma pessoa publica nao da direito de encostar, beijar, no momento que vc vai ao banco vc corre risco, se a pessoa olha pra vc como mais um, nos estabelecimentos publicos, mtas vezes nao é considerado humano e apenas mais um numero ali dentro, e o que faz diferenca no atendimento das pessoas hj, é tratar o outro como gente, hj por exemplo eu precisava de uma informacao no correios e geralmente demora ser atendido, e o interesse do rapaz pra ajuda-lo foi formidavel, aquele rapaz no exercicio da sua profissao lhe tratou como gente, pois as vezes em negligenciar uma informacao estou sendo violento, ou que nao faço para o outro aquilo que esta ao meu alcance, sao as violencias veladas, que sao tao perigosas como a violencia armada, que hj vc decida nao ser mais um agressor do mundo, que vc descubra o caminho mais acertado pra vc, chegar a vc mesmo e ali cuidar de tudo q vc e com o carinho q vc merece.
Fim... Deus abençoe a todos! | |
| | | regina Admin
| Assunto: Re: Programas 2007 Seg Ago 25, 2008 1:34 am | |
| RESUMO DO PROGRAMA - 29/11/2007 Música: "Voltei Pra Perguntar"
Pe. Fabio começou o programa cantando a musica: "Voltei Pra Perguntar"... seja sempre assim na experiencia de passar pela vida do outro, nessa oportunidade bonita ter a oportunidade de voltar no tempo e descobrir ali onde vc poderia ter sido melhor, pe. Fabio esqueceu a letra da musica, mas nao esqueceu seu significado, e disse que a musica foi mto especial pra ele, com o coração cheio de amigos que conseguiu reencontrar e que testemunharam aquilo que Deus mudou na vida das pessoas atraves dele, e por isso essa musica é mto viva dentro dele, que ficar pensando na experiencia bonita que temos de descobrir o que esquecemos na vida do outro, o que do nosso coracao ficou no coracao de quem vc encontrou, aquilo que vc esqueceu no outro, ja que amar é se esquecer no outro, deixar um pouco de vc na vida do outro, deixar um pouco de vc por onde vc anda, olhando como se fosse o ultimo momento: "Se com vc nao consegui quem sabe assim eu possa recomecar, refazer, voltar no tempo" e descobrir um jeito bonito de consertar e fazer prosseguir, ter a oportunidade de dar qualidade na nossa passagem na vida do outro... ... vida cristã é uma eterna pascoa, na vida so recordamos do outro qdo ele nos fez algo mto bom, ou algo mto ruim, o resto é indiferente, mas a vida cristã é a pascoa, ponte, eu atravesso a ponte o tempo todo pra ajudar o outro, eu me levo o tempo todo pela vida e o tempo todo estou passando pelas pontes dos outros, o que de mim vai restar no coracao daquele que passou pela minha vida, essa experiencia bonita de pensar na qualidade do que nos deixamos, as vezes esquecemos no outro o que temos de pior, qdo nossa agressividade se torna expressao do nosso amor, no momento que vc amava mto vc deixou sua agressividade, pq agressividade é amor, mas por forca daquilo que é contrario dentro de nos agimos de forma agressiva e acabamos deixando no outro o que temos de pior, sendo que o que queriamos era deixar o melhor, seguir Jesus é analisar o tempo todo o que deixamos na vida do outro qdo passamos, isso traz qualidade pras relações, pense o que vc deixa qdo passa pela vida do outro, seja concreto, o que vc deixou hj na vida de quem vc passou? Qtas pessoas vc conversou, vc estabeleceu vinculo, como vc olhou, como vc falou, de que maneira vc falou, qual atitude vc tomou? conversão é isso, é vc modificar seu jeito de ser com os outros, a integridade do nosso coração...
Pe. Fabio comentou dos 20 anos do hallel de Franca e agradeceu pelo carinho de todos. Pe. Fabio leu um email sobre como reconhecer qdo Deus fala conosco... Pe. Fabio respondeu que Deus ilumina a nossa inconsciencia e tudo que passa pra consciencia deve ser trabalhada na humanidade, mtas vezes agimos de forma inconsciente, agimos de forma agressiva e o motivo é inconsciente, historias passadas que ficaram dentro de nos, e a terapia que fazemos é saber o mecanismo de pq agimos assim, descobrir ja é uma parte da solução, toda vez q sentimos nossa consciencia nos acusar, ela esta nos iluminando pra que tenhamos em maos aquilo que esta errado, que precisa ser diferente, e podemos dizer que Deus age a partir da nossa consciencia... Qdo temos um processo de consciencia que nos ajuda a entender o que precisa existir dentro de nós, ali temos a presenca de Deus, afinal Deus fala conosco por meio do nosso cotidiano, de pessoas que chegam ate nós, que traz da nossa inconsciencia para nossa consciencia, alguem abre nossos olhos pra que possamos entender, pela forca de um amigo, de alguem que nos ajuda, e a voz da consciencia que nos mostra o caminho certo é a voz de Deus, porem uma coisa é vc tomar consciencia dos seus atos, outra é vc se sentir culpado, arrependimento é de Deus, Culpa é do Diabo, a culpa é infertil, ela é um processso inconsciente de condenacao, a pessoa nao se perdoa, qtos adultos desorganizados afetivamente trazem a culpa consigo e essa culpa os amargura a vida toda, culpa é processo destrutivo e nao podemos dizer que Deus nos cuida de alguma coisa, Deus nos leva ao arrependimento, se eu me sinto culpado me amarguro e nao faço nada, mas se me sinto arrependido eu corro atras pra consertar, tanto que um dos grandes males que carregamos na vida é o sentimento de culpa, e isso pode nos fazer infeliz, diferente do arrependimento que nos leva pra frente para a solucao daquilo que nao deu certo, o arrependimento nos leva ao que é concreto, a vontade de mudar a situação. Um email de um menino que sofre pq os pais dao preferencia ao irmao mais velho e acha que seus pais nao gostam dele... Pe. Fabio respondeu que toda vez que nos comparamos a alguem cometemos uma injustica contra nos mesmos, toda comparacao gera tristeza, se tenho um cargo e estou comparando com o que o outro tem, estousendo injusto com o que eu alcancei, pq toda forma de comparacao é forma de comparar um sofrimento infertil, vc tem que descobrir a graca de ser o que vc é, sem comparacao, se vc se compara vc perde o rumo, perde o foco, e todos nos passamos por esse risco, nos comparar o tempo todo com os outros, vc tem que assumir aquilo que é seu independente do outro, pq qualquer forma de comparacao sera um sofrimento desnecessario, somos um campo a ser descoberto, somos uma propriedade a ser descoberta, é o mesmo que termos uma casa e nao dar tempo de cuidar do jardim, e o jardim do outro é impecavel, mas o jardim nao nasceu da noite pro dia, o vizinho precisou cuidar pra ficar daquele jeito... a inveja que nasce da comparacao é um jeito mto injusto e infantil que temos de viver a nossa vida, em vez de prestar atencao nas flores do jardim do vizinho, cuide do seu, as vezes perdemos um tempo precioso cuidando daquilo que é do outro e nos perdemos, nao fique querendo ser o outro, tenha consciencia que nada pode te impedir de buscar seu valor como pessoa, a sua riqueza como ser humano, admire o outro, mas nao queira ser o outro. Leu um email sobre confianca, que confiamos a medida que recebemos razoes pra confiar, é mto dificil inventar um sentimento dentro de nos, e a pergunta é se vc tem razoes pra nao confiar, ou se é vc que cria razoes de desconfianca, se vc confia ou nao e como fazer pra confiar isso nasce da sua experiencia com a pessoa, mas seja justa e vamos levando a vida adiante, e o amor nos garante fidelidade mesmo a distancia.
Os filhos nao querem ir na igreja, a adolescencia tem que saber lidar, estao na fase de querer o contrario, precisa ter mta paciencia pra que a exigencia nao torne um afastamento, temos que propor um valor e nao obrigar, propor que Deus faz bem e descobrir o valor de ter uma vida em Deus. Sabedoria pra lidar com as diferencas, ele ja nao é mais a crianca que era e nem o adulto, por isso a rebeldia, ele quer contestar que precisa de atencao, dialogo é fundamental nessa fase de transição.
Falou que teve um problema com o site, com o provedor pra que todo o site volte a funcionar com todo o conteudo. Um email de uma garota que terminou o namoro pq o rapaz quis entrar no seminario e que ficou mto decepcionada... Pe. Fabio falou que a briga é cruel, brigar com todos os santos, mas dp arrumou outro namorado que tb nao estava dando certo, falou que nao apoia mtas coisas, mas que o outro é mto diferente dela... Pe. Fabio respondeu que qdo somos mto diferentes precisamos descobrir o que nos une, se aquilo que nos une é superior ao que nos é diferente, siga em frente, mas se for totalmente diferente nao adianta, precisamos ter vinculos que possam nos unir, precisa cair por terra o amor romantico, o cavalo branco, o amor ideal, isso nao existe, e a infelicidade de outro é esperar pelo ideal, existe a pessoa certa, ela tem defeitos, é diferente de vc... é como se vc convida um amigo pra jantar, um so come comida italiana e outra japonesa, nao tem como, quem nao gosta é um crime, tem que abrir uma exceção, é como amizade se nao temos ponto em comum por mais diferentes que somos fica dificil estabelecer, milagre é a intervencao de Deus naquilo que é humano, que luta pra chegar la... Ja viu novena pra emagrecer? eu ja! Reza correndo, a novena é feito correndo, ai vc emagrece vai queimando toda a gordura localizada, sem esforço nao chegamos a lugar nenhum, e essa historia de relacionamento é esforco o tempo todo, vc sabe o que tem que fazer pra aturar esse marido, pra aturar esse amigo, vc sabe que ele tem valor pra vc, vc nao vai jogar fora, mas pq vc ama, vc é capaz de passar por cima de uma serie de coisas pelo valor que ela tem pra vc, os caminhos podem ser diferentes, mas o destino é o mesmo, é isso que faz com que tenhamos a mesma perspectiva, irmos por caminhos diferentes mas o destino é o mesmo, mesmo com diferencas... é isso que faz com que possamos dialogar com evangelicos, com pessoas que pensam diferentes de nos, portanto só invista num relacionamento se vc descobre que tem pontos em comum mesmo nas diferencas... Recebeu uma ligacao de uma mãe desesperada que tem sua filha internada... E pe. Fabio respondeu que estao no caminho certo, investigando o que esta adoecendo a menina, porem o que precisa nesse momento é a persistencia de conitnuar buscando chegar ao diagnostico, dp que fecha o diagnostico acaba a ansiedade, entao nao se desespere, vamos agradecer por aquilo que nao é, mtas vezes na vida somos injustos, estamos desesperados mas temos mil e uma razoes pra nao estarmos mais, fomos eliminando uma serie de doencas que seriam fatais, e no momento que nao sabemos o que temos, nao podemos perder a paz, sabemos que somos vitimas de mtas doencas psicossomaticas, provocados pela mente, pela angustia, pela depressao, manifesta-se no corpo mas nao tem uma razao fisica, é o psicologico sofrendo e se manifestando no corpo e nesse processo de somatizar acabam nao encontrando a descoberta daquilo que esta fazendo mal, conte com as nossas oracoes, nesse momento todos se unem a rezar pela garota.
Contou um testemunho de uma moca de petropolis que estava decidida matar o marido e dp se suicidar, ja havia comprado arma e munição e ja estava programando o dia de cometer esse absurdo, e casualmente ela caiu no programa Direção Espiritual e se prendeu a uma frase que no momento dizia: Se mta gente desistiu de vc se vc ja desistiu das pessoas quem sabe nao esteja na hora de pensar que Deus nao desistiu de vc, e se vc acreditar nisso vc volta a acreditar nas pessoas, e naquele momento chorou mto, jogou pra fora toda aquela ansiedade e junto aquela tentacao de cometer um crime, e gracas a Deus, ele atua na vida de mtas pessoas atraves de uma frase.
Leu um email sobre uma pessoa de fora, falando sobre o seu relacionamento com sua filha adolescente e agradeceu a frase: "Se vc tem sido um pai durao tera um filho orfao no dia que ele precisar de misericordia"... Pe. Fabio respondeu que vc como educador sabe mto bem que tem dias que seu filho precisa de um pai amoroso e um pai duro, nao pode se classificar apenas de um jeito... Falou que é assim que se exercita um jeito certo de passar pela vida do outro, nunca agimos da mesma forma, a momentos na nossa vida que erramos no jeito de ser com o outro, me excedi, falei de um jeito que nao deveria ter falado, sempre buscamos uma medida exata pra nao sermos demais nem de menos, as vezes em nome do amor a gente descuida ou cuida demais, a vida requer que estejamos sempre no ponto de equilibrio, temos que viver o desafio constante, temos que saber fazer a distancia certa pra que possamos ajudar no momento necessario, isso nos torna humanos, descobrir como o outro precisa de mim, sera que o meu amigo hoje precisa da minha palavra amena ou da minha palavra dura, eu tenho medo de quem so passa a mao na minha cabeca, concordar com o que o outro vive é ser omisso, eu ainda prefiro dormir com aquilo que o outro me falou e me deixou contrariado pq eu sei que ele falou pra me ajudar, eu nao quero acordar amanha como fui dormir, quero hj ser incomodado pra me transformar como pessoa, eu quero o desafio constante de ser olhada com responsabilidade, de alguem dizer como posso ser melhor, vc como amigo, como esposo, como filho, nao seja indiferente aquele que passa pela sua vida, seja criativo no seu jeito de ser gente com o outro, pq vc tem o dom de tornar o outro melhor pq vc passou pela vida dele e fez a diferenca...!
Pe. Fabio agradeceu a todos que confiam nele, mtos nunca o viram e o admiram, agradeceu por todos aqueles que o adotou como filho, como irmao, como padre... pediu perdão se alguma vez machucou alguem com seu jeito de falar, mas pra nunca desistirem daquele que ele anuncia: "JESUS"...
Fim... Deus abençoe a todos. | |
| | | regina Admin
| Assunto: Re: Programas 2007 Seg Ago 25, 2008 1:37 am | |
| RESUMO DO PROGRAMA - 06/12/2007 Música: Rouxinol
Pe. Fabio começou o programa cantando a musica: "Rouxinol", e comecando a partir da mistica bonita que tem o Rouxinol, um musica escrita por Milton Nascimento num momento que a vida estava no limite, o bonito desta cancao é que naquele momento em que a vida parecia ir embora, ele descobriu que existia um rouxinol que cantava dentro dele, que fazia parte de sua alma, aquele passaro deu a ele força pra cantar de novo, se hospedou em mim, diz o poeta... Nao sao raras as vezes em que temos a sensação que o nosso canto ja chegou ao fim, e eis que a gente descobre que é preciso encontrar aquele rouxinol pousado dentro de nos insistindo em continuar a musica de nossa vida, no ano em que quase morreu Milton utilizou do rouxinol como possibilidade de nascer, nao sao poucas as vezes que precisamos passar pelo nascimento, que percebemos o nosso coracao sem graca, sem mta força, que a nossa alegria parece que esta ficando mais ou menos, quem sabe nao seja o momentod e descobrir o rouxinol que ainda canta dentro de nos, de o nome que vc quiser a essa força, aqi na canção nova é o amor de Deus, que se manifesta cantando conosco a musica da nossa vida, naquele momento triste, coloca em nos a beleza da partitura da vida, uma peça musical é bonita qdo tem uma harmonia que os rouxinois nos ensina, é apartitura da nossa vida que hj recebe novas notas, e que elas nunca sejam analisadas separadamente, pode ser que hj o seu acorde esteja marcado pela trsiteza, mas nao desanime dele, esse acorde é mto importante na sua vida, nao caia na tentacao de pensar que sua vida sera apenas com acordes maiores, havera momentos que vc caira na tristeza de tons menores, mas só assim vai valer a pena a partitura da sua vida...
Pe. Fabio contou que foi a Portugal, que o acolheram com mto carinho, e agradeceu pelo carinho de todos. Falou sobre suas viagens, da correria de sua vida, e derrepente a impossibilidade de ir despertou o contrario, sentiu vontade de ir, e derrepente foi a esse lugar e tocou o coração de uma pessoa, que estava com o aborto marcado e pela força do amor que aconteceu naquele lugar, desistiu do aborto e resolveu ter seu filho...
Um email de uma pessoa falando sobre sofrimento e dor... e a especies e formas de sofrimento, qdo vc sofre uma dor, por exemplo de pedra no rim, vc tem um sofrimento concreto real, o corpo padece e ai vc corre atras dos recursos da medicina pra aliviar aquele orgao que esta sofrendo, a dor é manifestacao de algo que nao esta bem... mas no seu caso o sofrimento esta alem disso, sofrimento psicologico, espiritual, e o que alimenta o sofrimento espiritual é o que a gente pensa, qtas vezes a gente sofre por aquilo que estavamos pensando, o pensamento é causa de toda dor, se vc vai fazer um discurso, vc fica ansioso, vc esta alimentando o medo atraves do pensamento, vc comeca ter dor nas costas, na barriga, vc vai ficando tenso, enfim o pensamento atinge o corpo, mtas vezes boa parte dos nossos sofrimentos sao culpa do nosso pensamento, descubra se aquilo que vc esta trazendo hj lhe alegra ou lhe faz sofrer e vc descobrira se vai sofrer ou nao.. se vc acordar acreditando que vc é um nada, vc tem todas as chances de ser um nada, pq vc sera influenciado sobre o que vc pensa de vc... nós nos ocupamos demais do que os outros estao pensando sobre nos, vc gerou sofrimento, vc ocupou seu pensamento do que os outros pensam, mesmo que nao seja verdade, vc sofreu pela fofoca, por uma coisa que nem é verdade, resolver é vc cortar o mal pela raiz, eu nao sou o que ela esta dizendo, vc elimina aquele pensamento, se recorda daquilo que vc sabe de bom, ai vc neutraliza o poder do comentario ruim... ... qdo vc se ocupa do que o outro esta pensando sobre vc, vc se esquece do que vc sabe a seu respeito, e o que o outro pensa, domina seu pensamento, nao é o que o outro pensa de vc que tem que ser predominante, é o que vc sabe, e mtos sofrimentos é isso, se eu me acho uma pessoa ruim, feia, eu dificilmente vou superar isso que eu acho de mim pq estou alimentando esse pensamento, e nós qdo temos esse sofrimento, sofremos pelo que estamos pensando, outro dia atendeu uma senhora, que estava mto preocupada pq a filha mudava de religiao, e eu disse a ela, a senhora tem razao em sofrer por isso, se a sua filha tivesse doente, ou fosse drogada ai a senhora teria motivos pra sofrer, mas esse nao é um motivo que mereça sofrimento, eu modifiquei o pensamento ruim dela pelo bom, e ela mesmo concordou, e qtas vezes vc sofreu por alimentar uma fofoca dentro de vc, algo que falaram sobre sua pessoa... Tem gente que tem o dom de fazer pensamentos ruins irem pra cabeca dos outros, vc tem todo o direito de nao gostar de mim, de nao gostar do outro, mas nao tem o direito de inventar do outro, temos que ter o direito de ser o que somos, qdo o outro faz um comentario maldoso, vc escolhe se vai alimentar ou nao esse sofrimento, preste atencao naquilo que vc pensa antes de dormir, nao leve certos pensamentos pra cama, la é um lugar sagrado, é que nem quem escolhe ter ciumes, o ciumento vive um inferno, tem desconfiancas e imagina o tempo todo, nao leve pra sua cama essas coisas, se vc percebeu que o pensamento nao ta fazendo bem mande embora, nao leve com vc pensamentos que vao te destruir, faça uma oração, substitua os pensamentos ruins pelos bons e assim a harmonia que tanto necessita... Pe. Fabio mostrou um livro que lançou de frases e fotos... "Amigo somos mtos mesmo sendo dois"... uma historia de frases sobre amizade, a partir de fotografias!
Leu um email sobre os apegos, as pessoas... o apego é um jeito estranho de amar, é um amor que ultrapassou os limites, amar uma pessoa é saber os limites, é vivermos a experiencia do cuidado, mas esse cuidado nao pode ser excessivo, amar é descobrir as modalidades do afeto, é querer ultrapassar um espaco que nao é seu, nao é pq vc se casou com essa mulher que vc vai invadir todos os territorios dela, e mesmo casada ela tem direito, pq ela continua sendo uma pessoa, a vida com os irmaos, com os pais, sao territorios que o marido nao conquistou, ela continua filha, irma, claro que como esposa essa relacao é modificada... e o apego a gente cria uma ilusao que nos bastamos aquela pessoa que ela nao precisa de mais ng, ou eu me apego tanto ao outro que eu acho que ele é a solucao de todos os meus problemas, acho que nao preciso de mais ng, se vc identifica que esta perdendo que nao da mais importancia aquilo que vc tem, que alguem se torna o foco da sua vida, nao alimente esse relacionamento que ele lhe trara sofrimento, todos nos temos o direito de termos nossos melhores amigos, de dizermos quem sao eles, mas nao podemos colocar sobre essa pessoa a fonte de afeto que precisamos na vida, senao esse apego vai nos matar e matar a quem nos ama... Recebeu uma ligacao de uma pessoa que quer uma orientacao sobre suicidio... Pe. Fabio respondeu que pessoalmente pensa que tudo aquilo que esta em nos sobre tristeza, precisa ser analisado, e mtas vezes a nossa vida modifica e nao damos conta de nos adequarmos a esse estilo de vida, vc pode estar vivendo uma nova vida, o segundo filho chegou, teve uma depressao, e talvez vc ainda esteja tendo uma consequencia de tudo que viveu, faça uma analise da sua saude fisica primeiramente, e dp uma dica, substitua o pensamento, no momento que o pensamento suicida vier, paralise aquele pensamento, seleciona a musica que fez parte de um bom tempo da sua vida, ocupe sua mente, a mente nao pode ocupar-se de dois pensamentos ao mesmo tempo e se vc coloca sua atencao na musica, vc se cura naquele momento, pq a cura do nosso sofrimento pscologico é do momento. E digo para todos, que nem qdo a gente tem piolho, o primeiro que a gente tinha, a gente corria tirar, depois passava o pente, e fazia a limpeza da cabeca... mtas vezes precisamos passar o pente fino nas nossas ideias, tem mto piolho na nossa mente, eles infectam, vira aquele lixo, por causa do monte de coisa ruim que colocam na cabeca da gente, tem ate aquela expressao, to com um grilo na cabeca, um grilo é uma coisa que incomoda, imagina mil grilos na sua cabeca vc nao dorme, vc nao da conta de dormir, ou entao to com uma pulga atras da orelha, ng merece, pq ela vai tirar sua vida, e tem gente que adora botar uma pulga atras da orelha do outro, nao permita, arranca tudo, mtas vezes pra mudar de vida, tem que mudar ate de relacionamentos, as coisas que entram na sua casa, os programas que vc acompanha, contou que dona Ana sua mae ouvia muito Gil Gomes que era só crimes, e qdo ela parou a vida dela melhorou... ... as nossas escolhas tem tanta influencia dentro de nos que a gente nem imagina o qto vai melhorar, qtas vezes vc ja fez a experiencia de cortar alguem da sua vida e sua vida ficou melhor, espirito de porco, tem gente que acorda espirito de porco, incorpora um leitao e onde vai faz isso, prejudica a disposicao do outro de viver, as vezes a nossa depressao a nossa ansiedade esta ligada a quem esta em nossa vida, as vezes eu rio e choro ouvindo pe. Leo, ao invez de ficar com um urubu na janela, coloca um rouxinol, vc ja viu alguem cuidar de urubu? nao, pq urubu é carniceiro, e tem gente que é como urubu, so pensa em coisa ruim, olha o Milton Nascimento, mtos sepultaram ele, mas o rouxinol tava vivo dentro dele, e ao inves de prestar atencao nos comentarios ruins sobre ele, ele colocou atencao naquilo que era sagrado pra ele, ou a gente presta atencao nos rouxinois ou vamos dar atencao aos urubus, nao temos esse direito, a vida e curta demais pra perdemos com coisas ruins, pra perdermos tempo com pensamentos que nos destroem, nao queira morrer nao, tantos lugares bonitos pra vc visitar, tanta gente querendo viver e a saude nao permite mais, tanta gente com sentenca de morte anunciada, e nos aqi cheios de vida, cheios de historia, de coisas boas, e a gente nao vive, pq prefere prestar atencao naquilo que é ruim, precisamos retirar tudo isso que foi colocado na nossa cabeca que mtas vezes é contrario a nossa felicidade, pq vc nao merece isso, os programas da tarde, da madrugada, alimentando, insistindo em mostrar apenas os maleficios do mundo, e os carniceiros de plantao por ai esparramando carniça, e ai vc escolhe os urubus ou colocar a atencao nos rouxinois, se eu fosse vc daria espaco para a palavra que faz bem, hj vc tem a opção, vc vai dormir, escolha qual o pensamento que vc vai permitir que demore dentro de vc... ... Deus tenho certeza que deseja o tempo todo que possamos fazer a opção daquilo que nos faz bem, Jesus é o homem que so falou palavras que fazia o bem, sejamos tb aquele que espalha no mundo palavras que fazem bem, nao seja aquele que mata os rouxinois, pq a nossa higiene mental, a limpeza da nossa cabeca, a limpeza do nosso espaco esta comprometida com a felicidade que todos nos merecemos...!
Fim...!!! | |
| | | regina Admin
| Assunto: Re: Programas 2007 Seg Ago 25, 2008 1:40 am | |
| RESUMO DO PROGRAMA - 13/12/2007 Musica: "Fogão de Lenha"
Pe. Fabio iniciou o programa cantando a musica: "Fogão de Lenha"... interessante que as vezes a vida nos leva num movimento de pressa e por vezes faz bem fazermos um retorno, é sempre bom voltar as nossas origens, um homem não pode ser feliz distante de suas raízes, o conhecimento das nossas realidades mais profundas, pode ser que a vida tenha nos modificado demais, pode ser que as raízes tenham ficado distante por causa da vida que fomos assumindo aos poucos, é mto comum em determinado momento sentir vontade de voltar atrás, é mto bom poder fazer todos os dias antes de dormir um retorno dentro de nós, tentar ter contato com aquilo que vc é, pessoalmente nasci numa família mto simples e por mais que a vida tenha me dado oportunidades, eu sempre peço a Deus a graça de retomar aquela simplicidade, por uma razão simples, somente no momento que tomo posso daquela simplicidade é que vou saber usufruir do que a vida me da hoje, pois aquela simplicidade vai me dar equilíbrio pra viver o hoje, e o mais importante é nunca deixar de cultivar as raízes que temos, tempo de inverno é uma sabedoria vegetal, no inverno uma arvore só sobrevive no momento que ela e capaz de puxar toda a ceiva e a condensa nas suas raízes, o que faz a beleza de uma arvore é a fortaleza de suas raízes, qdo temos raízes nutridas enfrentamos melhor o inverno, busque alimentar as suas raízes, Natal e Reveillon é sempre um momento bom pra gente resgatar isso, se aproximar da família, dos amigos que foram tão importantes em determinado momento que por força da diversidade a gente acabou esquecendo, aproveita esse fim de ano pra rever os amigos que caíram no esquecimento, dos familiares que não vê há tempos, e Deus é essa força que nos ajuda a colocar os olhos naquilo que é essencial... ... existem realidades que são acidentais e outras essenciais, as acidentais vivemos mto bem sem elas, uma mercedes benz por exemplo que todos gostariam de ter é acidental, vivemos mto bem sem, mas o sangue que corre em nossas veias não podemos ficar sem, já tive momentos em minha vida de extrema carência, mas naquele momento a minha pobreza era suprida pelo carinho dos meus pais, meus irmãos, meus amigos, é a diferença do acidental e essencial, nunca tivemos uma casa bonita para morar, mas tínhamos o essencial, a alegria em poder voltar pra casa, fazer da sua casa um lugar que todos tem vontade de voltar, mtas vezes só sabemos dar valor a isso qdo podemos recordar aqueles que fazem parte de nossa vida, pessoas que são essenciais e que sem eles não teria o mesmo sentido, pq nos fazem diferença. E uma coisa interessante do fogão de lenha é que a comida feita nele não tem como sair na pressa, a comida era feita de uma maneira lenta, panelas de ferro, as 10:00 pra 11:30 poder almoçar, e o fogão de lenha condessa tantos significados pq com aquele fogo aceso o tempo todo, mantinha a cozinha aquecida, e tb dentro de nós, por mais que hj temos toda essa modernidade, por outro lado não podemos perder a vontade de voltar a simplicidade, uma dica boa qdo vc tem a oportunidade de estar reunido, faça vc mesmo a comida, prepare os sabores, é tão bonito ver todo mundo ajudando, um jeito de cultivar a proximidade que o fogão de lenha nos proporciona, um jeito de voltar a esta simplicidade pra gente reassumir alguns valores que perdemos, e um deles é ser paciente com as coisas, esperar a comida ficar pronta trabalhando tb o nosso coração que mtas vezes não sabe esperar as coisas acontecerem. Um email sobre a passagem da Bíblia sobre Paulo, como Paulo conseguiu transmitir um Jesus que ele nem conhecia... Pe. Fabio respondeu que Paulo faz parte dos discípulos que não conheceram Jesus, ele era perseguidor dos cristãos, e numa viagem ele cai do cavalo e no ato de cair do cavalo toda a perspectiva antiga cai com ele, modifica-se pela força do sacramento a força da vida, o sentido é aquilo que nos ajuda a identificar os valores, isso tem sentido, eu me defino a partir deste valor, e ele conhecia aqueles que diziam ter encontrado com Jesus e ter suas vidas transformadas, e no momento que ele cai ele tb fica cego e tudo isso esta para mostrar que no acontecimento Jesus nvadiu Paulo de um outra forma, ele não teve a oportunidade de conhecer, mas foi impactado de uma outra forma, a presença de alguém que não conheceu mas se torna um legitimo discípulo, e eu tb tenho o direito de ser discípula de Jesus mesmo não tendo me encontrado com ele, vc foi impactado pela força espiritual, que vai se firmando na historia e que mais tarde se torna a igreja, então temos duas formas de discipulados, aqueles que realmente estiveram com Jesus, e aqueles que ouviram a pregação daqueles que estiveram com ele. Toda a teologia gira mto em torno dos ensinamentos de são paulo, a força da teologia nasce da experiência de alguém que não se encontrou materialmente com Jesus, mas se encontrou misticamente, eu não preciso ter uma experiência material de Jesus para acreditar na sua força, e a fé mora naquele que não viu, o que viu ele não precisa ter uma experiência tão profunda, ele viu o acontecimento, mas qdo não vimos e acreditamos na palavra daquele que viu nos estamos num grande momento de fé, Toda essa tradição religiosa dos padres, irmãs que mudam de nome, a toca de assis por exemplo, que mudam o nome, acabou o tempo antigo, somos uma nova pessoa, temos perspectivas diferentes... ... Falando de uma maneira geral, qdo passamos por uma experiência profunda, qdo superamos uma dificuldade praticamente impossível é como se nascesse uma nova pessoa, pq vc assumiu um novo jeito de viver, o casamento por exemplo, a mulher assume o sobrenome do marido, agora ela esta casada, como poderia o nome do homem tb mudar, pq a vida de ambos mudam, a vida dos dois esta em comunhão, a experiência de são paulo com Jesus é como se fosse um casamento, ele faz uma experiência com Jesus mas de forma diferente, e na experiência do discípulo não ver é uma experiência de fé, nos não vemos a presença de Cristo, mas a gente acredita nele eucaristicamente.
Pe. Fabio leu um email de uma estudante de medicina sobre como podemos lidar com a morte na relação profisional e familiar... E respondeu que toda pessoa que trabalha com a saúde, que lidam com a vida, precisam se recordar que no desejo de salvar as pessoas, mtas vezes tem o espírito de onipotência, não é possível vencer sempre, ainda temos mta dificuldade de lidar com o processo finalizante da existencia, perder alguém não é natural pra nós, e uma coisa difícil é lidar com limites, e que nem sempre nos seremos capazes de salvar as pessoas que estão em nossas mãos, como padre tenho limites e vc como medico tb, e o importante é trabalharmos pra fazermos tudo o que podemos, e qdo chega o limite ou ficamos mais competentes ou reconhecemos que não podemos tudo nessa vida, tenho amigos medicos e mtas vezes o encontro angustiados, a morte de uma pessoa mesmo que esteja acostumada a ver varias por dia, saiba transmitir essa noticia de um jeito respeitável, e o limite acolha seu limite como pessoa não queira trazer pra vc as culpas daquilo que não tem culpa, e recomendo que vc leia antropologia, área filosófica, escatologia, uma palavra difícil mas de significado mto bonito, e o bom medico é alguém que ajuda a morrer com dignidade como sabe dar a noticia com dignidade. Leu Email falando do mal, e o que é uma situação de uma pessoa onipresente... Pe. Fabio respondeu que é aquela que pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, e o mal pode ser assim a partir do momento que ele é representado por pessoas nesse mundo, o que é o diabo, é aquele que divide, que quebra o ser humano, que prejudica o andamento da vida, que vai segurando o processo do humano, essa experiência de estar em todos os lugares, é pq alguém esta legitimando aquilo, hj por exemplo vc pode escolher se iria agir com bondade ou com maldade, se vc escolheu agir com bondade o mal não foi presente em sua vida, legitimou a presença do bem, agora se naquele momento vc foi fraco vc legitimou a presença do mal no mundo, é assim que o diabo vence, qdo o ser humano cede a sedução do mal. Ainda hj uma amiga contou do seqüestro de sua irmã, se vc já passou pela experiência de ter alguém seqüestrado vc sabe como é, o seqüestro e uma presença do mal agindo pela forca de pessoas, é um total desrespeito, da mesma forma como o assassinato, o roubo, e isso tem proporções, nos é quem escolhemos se o diabo vai vencer ou vai perder, o cristianismo é uma proposta de fazer prevalecer no mundo aquilo que é bom, se vc tem diante de vc dois comportamentos, ali esta a oportunidade fazer vencer a Deus ou o Diabo, assim como Deus é onipresente, o coração escolhe se vai deixar ser envolvido ou não, se Deus esta na minha escolha, ele esta presente no mundo através de vc, é bonito isso, saber que em nossa vida há espaço para Deus agir, e cada vez mais me convenço que o cristianismo aconteça nas pequenas coisas, o qto nossa atitude de padre é responsável para que o universo caminhe bem, no momento em que eu jogo um lixo no rio eu estou provocando o mal no mundo naquele pequeno lixo que eu joguei... ... Se eu jogo no ralo da minha cozinha todo o óleo que eu uso que polui e por uma atitude de preguiça irresponsável, eu lamento lhe informar que vc esta sendo adepto do Diabo, toda vez que eu ajo de maneira irresponsável eu estou fazendo o processo contrario da criação, estou destruindo e destruir é atitude má, na vida é mto simples, o que é bom é bom e o que é mal é mal, e jogar o óleo sujo que não serve mais é um jeito que vc tem de estragar o mundo que vc vive, pronto o mal esta presente no mundo nas nossas atitudes, naquilo que a gente escolhe, se eu jogo um lixo num lugar publico estou agindo de maneira errada, o mal esta vencendo em mim..
Em seguida vem uma pergunta, já que o mundo vai acabar, ele vai acabar mesmo? E Pe. Fabio respondeu, veja bem todo o apocalipse esta escrito a serviço de uma comunidade, e a finalização do grande reino é acabar com o império romano, então todas aquelas profecias estão ligadas a uma realidade historia, e qdo falamos de final do mundo, tb estamos falando de um processo de caus que o universo esta vivendo, o fim do mundo é a finalização de tudo que é ruim, a experiência do mal faz com que a realidade chega a ser caótica, o apocalipse e uma palavra que esta a serviço de um mundo que precisa ser restabelecido, ai temos uma esperança escatologica e historia de que Jesus vai voltar, sobre a escatologia eu não posso lhe dizer mta coisa, não sabemos qdo nem como será essa volta de Jesus, agora sobre esse retorno histórico, e justamente o momento que eu assumo o cristianismo e deixo que ele me modifique, , qdo assumo em mim a responsabilidade de ser Jesus para aqueles que estão ao meu lado, não estou falando de uma volta escatológica pq não temos uma data definida, não adianta nos fazer perguntas inférteis, como querer saber como vai ser dp que eu morrer, agora como é a minha vida sobre isso podemos falar, então se vc não tem condição de ocupar de como será dp que vc morrer ocupe-se daquilo que vc pode... ... E as vezes perdemos a qualidade da nossa vida projetando esse fim de mundo anunciado, a única coisa q eu permito q venha pra dentro de mim é a urgência de eu fazer hj aquilo que eu pretendo fazer, eu saber que Jesus vai voltar e que pode ser a qualqrer momento me coloca na respectiva de vigilância, hj eu quero ser um novo homem, uma nova pessoa e no momento que eu me modifico eu entro na respectiva de Deus, não podemos negar que mtas vezes o nosso clima ta complicado, que temos tempestades dentro de nós, furacões que quase nos derrubam, o fogo do ódio, o fogo da dor, tem mta gente sendo destruída pelas enchentes da nossa frustração, os problemas ecológicos no mundo estão presentes o tempo todo, mas eu me arrisco a dizer que o que esta acontecendo humanamente é ainda pior, foi a ganância por um mundo novo que fez o homem destruir o que vivemos, nos estamos poluídos por dentro tb, estamos buscando o mal o tempo todo, e as catástrofes acontecem com a mesma intensidade dentro de nos, vc tb em algum momento foi vitima das suas tempestades interiores, não foram poucas as vezes que vc teve sua vida inundada, que seu coração ardeu, sofreu com os fogos próprios do mundo de hj, com o sofrimento de hj e vc queimou, destruiu suas moradas, assim como a Califórnia foi destruída pelo fogo que arrastou aquela região, as tragédias acontecem de fora a medida que não cuidamos das nossas tragédias interiores, apague os fogos, conserve as geleiras, a tantas coisas dentro de vc que merece ser cuidado, qdo a gente se dispersa nos nossos acidentais deixamos de enxergar aquilo que é essencial em nossas vidas... Que Deus te ajude a reconstruir a sua cidade, pois uma certeza eu tenho, vc merece.
Fim...!!!
Deus abençoe a todos! | |
| | | regina Admin
| Assunto: Re: Programas 2007 Seg Ago 25, 2008 1:06 pm | |
| RESUMO DO PROGRAMA - 28/12/2007 - Show Hosana Música: Chegada
A maior vitória a gente não poderia viver e celebrar senão essa: “Um Deus que preferiu trocar mil reinos por meu pobre coração e na proeza de me amar sem ter razão me ensina a amar tb, cessando solidão”. Pq uma coisa é a gente ser amado pq a gente merece ser, agora não há nada mais vitorioso nessa vida que a gente poder proclamar a fé em Deus, que nos olha e enxerga dentro de nós aquilo que nenhum ser humano conseguiu ver, é mto bom a gente ser melhorado pelos olhos dos outros, qdo os outros olham pra gente e tem o poder de nos fazer melhorar, e essa é a grande vitória que o hosana pode significar pra nós, pra mim principalmente esse ano que tantas vezes Deus me olhou e me ajudou a olhar com um pouco mais de misericórdia, vamos celebrar esse amor...
Música: O Céu é a Sua Casa
Vc sabe o que é pior? Tem gente que esquece que o céu é a casa dele e fica morando de aluguel no inferno, fala pra quem ta ao seu lado, para de morar no inferno, o céu é sua casa, pra que abrir mão da casa mais bonita do mundo, pra que viver acorrentado, coração acorrentado não bate apanha...
Música: Coração Acorrentado
Quem é que tem coração acorrentado? Eu às vezes tenho, Coração Acorrentando é qdo vc insiste em não prestar atenção nas asas que Deus colocou em vc, Deus te fez pra voar longe, não acorrente seu coração, coração é o motor que faz o cristão voar... O grande desafio da gente é a gente descobrir que a vida é uma experiência concreta, não da pra fazer dela um ensaio e vc não tem o direito de fazer de quem esta ao seu lado o cenário da sua simulação, não perca tempo em ser aquilo que vc não é, na vida somos mto afobados, as pessoas nos seqüestram e nos levam embora de nos mesmos, e qdo a gente menos imagina a gente já esta totalmente nas mãos de outros e o pior, de outros que não tem a menor consideração por aquilo que a gente é, o amor só pode ser sagrado a medida que aquele que chega a nossa vida, chega pra fazer a vida ser real, nunca um cenário... Nós que trabalhamos com televisão a gente sabe o qto essas estruturas sao frágeis, por isso a gente muda sempre, mas o mais importante é a gente perceber que temos condição de ao invés de fazermos cenários em nossas vidas a gente viver no concreto, pois só assim a gente pode ser feliz
Música: Cenários
Aplausos... E que o grande aplauso seja pra vida, não importa o qto vc simulou, o qto vc usou de cenários, não importa o tempo em que vc gastou naquilo que vc não era, não importa o que vc mentiu, não importa o que vc perdeu, não importa aquilo que não foi real na sua vida, hj vc esta aqui pra mostrar a sua consciência a maravilha que existe em mim, que existe em vc, pq é essa vida que nos queremos celebrar, Hosana Brasil, e que ao final o grande aplauso seja pra VIDA!!! Música: Ao Coração
A sabedoria consiste em nos descobrirmos um jeito de fazer com que os nossos erros demorem dentro de nos apenas o tempo necessário para que a gente aprenda com eles, dp ele se torna um peso morto, a sabedoria consiste em nos fazermos a limpeza da alma todos os dias antes de dormir pra que a gente não vá com os excessos daquilo que não presta mais, pq cada vez mais eu me convenço que a infelicidade entra no nosso coração qdo a gente começa alojar dentro de nos aquilo que deveria ter ido embora à mto tempo, eu como padre eu fico o tempo todo ouvindo os erros que as pessoas contam pra gente, para receberem a absolvição, pra aliviarem a consciência ou alguma culpa e cada vez mais eu acredito que um erro só pode durar o tempo que ele precisa pra nos ensinar alguma coisa, por isso que final de ano é uma boa oportunidade que a gente tem de fazer a contabilidade da alma, ao longo do ano vc cometeu erros graves, erros leves e eu não sei o que vc fez com eles, eu não sei onde eles foram parar dentro de vc, mas uma certeza eu tenho, é obrigação minha e sua fazer com que esses erros não continuem em nós através de uma palavra chamada culpa que nos massacra e nos machuca aos poucos, e cada vez que eu absolvo alguém em nome do Pai, Filho e Espírito Santo por traz dessas palavras a gente como padre diz outra que vc não pode ouvir mas que meus olhos tem que te comunicar, atrás dessa frase eu tento te convencer que vc volte a gostar de vc, que vc volte a cuidar de vc... ... não tenho como entrar ai dentro do seu coração, e vc não tem o direito de modificar a vida mas ai deixe que a vida te modifique, deixe que permaneça o aprendizado, pra que vc olhe pra ele e descubra o que ele esta te ensinando hj, que Deus te conceda a graça de vc jogar fora todos os erros que já te ensinaram alguma coisa, pra que eles não se tornem pesos na sua alma, sabe pq? Deus ta me soprando aqui e eu preciso te contar, Deus ta preparando um ano de 2008 maravilhoso pra vc, e mandou lhe dizer que é pra vc jogar todas as malas velhas pq a viagem vai ser boa e vai ter mta mala nova pra vc levar...
Você é jovem demais pra desistir, diga pra ele, Deus ainda não desistiu de vc, como vc vai desistir agora?
Música: Não Desista do Amor
Música: Vitória de Deus
O dia em que Deus for vitorioso no coração de cada um de nos, a vida será sempre Hosana Brasil, o Hosana esta apenas começando e essa vitória que todos nos hj estamos proclamando por diversas razoes ela esta apenas comecando, pq vc vai levar essa vitória por onde vc for...
Quem é Vitorioso aqui? Então essa é a identidade de todo vitorioso no mundo de hoje...
Música: Filho do Céu
As vezes Deus nos leva nos lugares, e a gente bobo, achando que a gente vai dar alguma coisa pra alguém sabe, e eu preciso confessar a vcs, não sei pq, foi mto rápido e acabou de acontecer, Deus me trouxe aqui pra ouvir aquele rapaz me dizendo assim: ele olhou pra mim, nunca o vi, em alguns segundos e disse pe. Fabio vc salvou minha vida... e sabe pq eu quis contar isso pra vcs? Primeiro pq ele me emocionou de verdade, o Hosana pra mim teve um significado mto especial nessa frase, pq toda vez que passamos de forma positiva pela vida de alguém, Deus proclama vitória na vida daquela pessoa, vcs que passam no meu coração, na minha vida de padre, obrigado e leva pra casa isso, esse é o Hosana Brasil, vc precisa ser sinal de salvação na vida de quem vc passar... Filho do Céu...!
Beijos. Deus abençoe a todos. | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Programas 2007 | |
| |
| | | | Programas 2007 | |
|