A SUBJETIVIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES
Subjetividade é toda a estrutura que tem referência direta ao sujeito particular. É o estatuto mais íntimo, o lugar onde o “eu” sobrevive.
Por isso a subjetividade possui um caráter sacral, pois confere ao sujeito a possibilidade de estar no mundo de maneira única e irrenunciável. A sua subjetividade o diferencia no mundo e o coloca como valor a ser respeitado.
Veja bem, a vida é sempre plural e singular. Quando somos plural, só o podemos ser se estivermos na posse de nossa singularidade, caso contrário, a pluralidade nos esmaga.
A subjetividade refere-se a esta capacidade que o ser humano tem de ser singular. Antes de ser comunidade, o ser humano é pessoal, particular, reservado, privado.
É por isso que no contexto da subjetividade é bastante complexo. Ele é a casa de todas as riquezas humanas.
Instigante. Ser o que somos requer cuidados. Não é possível ser só solidão. O singular é tocado o tempo todo por outro singular e assim nasce os encontros.
Toda relação é um encontro de subjetividades.
Nem sempre as subjetividades são materializadas. Ler um livro, por exemplo, é receber o autor e sue jeito particular de compreender o mundo a partir daquilo que ele escreveu. O livro o representa. O livro nos faz encontrar.
Duas pessoas que casualmente se conhecem são duas subjetividades que se esbarram. Se crescem no conhecimento, existe então a possibilidade de suas singularidades e se pluralizarem, se misturarem e se influenciarem.
É uma dinâmica maravilhosa.
A grande questão que precisamos ter diante de nós é a seguinte: nos encontros que realizamos, como é que fazemos para não perder de vista o que somos?
O desafio é constante. O risco é iminente. É muito fácil perder a liga existencial, o cordão que nos costura a nós mesmo.
É muito fácil ser roubado, levado e aprisionado no pensamento que nos impede de crer no valor de nosso potencial.
Os cativeiros são muitos, diversificados, mas a dor é semelhante.
Obra: Quem me roubou de mim?
Páginas:33 á 36
Autor: Fábio de Melo
Editora: Canção Nova
[i]